Ao participar desses eventos, instituição reforça seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU e com uma atuação centrada nos princípios ESG
Como instituição filantrópica, que destina cerca de 60% da sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Pequeno Príncipe tem uma importante atuação no campo da filantropia. E para discutir temas que fortalecem esse ecossistema, a instituição participou de dois importantes eventos nos últimos dias: o XI Encontro Nacional das Signatárias da Plataforma MROSC e a 14.ª edição do Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor. Essa atuação em redes e de mobilização de coletivos fortalece o posicionamento institucional do Hospital para além da prestação de serviços de saúde, mediante contribuições concretas na direção das transformações necessárias para um mundo melhor de se viver para todos.
MROSC
A Plataforma por um Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil – Plataforma MROSC – é uma rede representativa de diversos movimentos sociais, entidades religiosas, organizações da sociedade civil (OSCs), institutos, fundações privadas e cooperativas da economia solidária, criada em 2010, com a finalidade de definir uma agenda comum de incidência da sociedade civil brasileira, em prol da melhoria de seu ambiente de atuação, seja pela regulação, seja por produção e apropriação de conhecimentos. Composta atualmente por mais de duas mil organizações signatárias da sua carta de princípios, a plataforma destaca o papel das OSCs como patrimônio social brasileiro e pilar da democracia. No evento realizado no início de setembro, representantes dessas diversas organizações se reuniram para discutir temas atuais dessa agenda comum.
“Como signatários da plataforma, contribuímos nas decisões sobre o futuro do movimento e de que forma ele realizará sua incidência, que é determinante para favorecer o ambiente legal e político de organizações como a nossa”, explica a assessora especial da diretoria do Pequeno Príncipe, Thelma Alves de Oliveira.
Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor
O Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, organizado pela Irmandade Betânia no final do mês de agosto, em Curitiba, promoveu discussões sobre governança e sustentabilidade no terceiro setor. O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi um dos palestrantes e apresentou algumas práticas da instituição que fortalecem a agenda ESG (social, ambiental e de governança).
A Irmandade Betânia é uma organização filantrópica que atua em Curitiba e que também é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo os compromissos da Agenda 2030. Anualmente, realiza fóruns voltados às organizações do terceiro setor, com foco na sustentabilidade e atuação das organizações para uma vida mais digna para todos. “Dada a relevância do evento, participar como protagonistas e difusores de informação significa consolidar a imagem do Hospital Pequeno Príncipe frente à sociedade e reafirmar nossa atuação centrada nos princípios de ESG”, destaca Carneiro.
Instituição também figura como a melhor exclusivamente pediátrica da América Latina no ranking elaborado pela revista “Newsweek”
O projeto da cientista Luciane Cavalli vai investigar um tipo de câncer infantil bastante agressivo: o neuroblastoma
Um dos mais antigos e completos do Brasil, serviço disponibiliza tratamento humanizado e de excelência – do diagnóstico às terapias mais inovadoras –, com taxa de sobrevida de 74%