Pequeno Príncipe é eleito um dos melhores hospitais do mundo

Instituição também figura como a melhor exclusivamente pediátrica da América Latina no ranking elaborado pela revista “Newsweek”

O Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, foi eleito um dos quatro melhores hospitais do Brasil, em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek. Em relação à classificação anterior, a instituição paranaense subiu sete posições, ficando em 80.º lugar. A classificação por especialidade mantém o Hospital Pequeno Príncipe, pelo terceiro ano consecutivo, como o melhor exclusivamente pediátrico da América Latina.

Neste ano, a lista contempla 250 hospitais que atuam com pediatria no mundo todo. Desses, 16 são brasileiros – 14 do estado de São Paulo, um de Minas Gerais e o Pequeno Príncipe, o único da Região Sul no ranking.

Para o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, o reconhecimento internacional em um dos anos mais desafiadores do Hospital tem um significado ainda mais relevante. “Enfrentamos um dos anos mais difíceis financeiramente. Precisamos destacar o fato de sermos uma instituição filantrópica centenária, que apesar do subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, colhemos ótimos resultados”, afirma.

A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, ressalta também o apoio de parceiros e da comunidade. “Sempre tivemos a postura de investir em conhecimento, inovação, pesquisa e humanização, e os apoios continuados são uma demonstração de confiança e reconhecimento de nosso trabalho. A pandemia nos trouxe um dos cenários mais desafiadores, mas sem o apoio de pessoas e empresas que acreditam na causa da saúde infantojuvenil não chegaríamos aos nossos ótimos resultados. Por isso, temos que celebrar com eles esse reconhecimento, que nos coloca entre os primeiros do mundo”, considera.

“O Pequeno Príncipe é um hospital único, não apenas pelo seu porte, números de atendimento ou por todos os serviços de referência que oferece. Nossos médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde atuam valorizando a humanização frente ao cenário da pediatria complexa”, realça o diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho. Para ele, receber o voto imparcial de especialistas internacionais que colocam o Pequeno Príncipe próximo às referências mundiais demonstra também a estratégica interação das equipes multiprofissionais do Hospital com profissionais de todo o mundo, para cumprir a missão institucional de fazer o melhor de si em benefício da saúde das crianças e dos adolescentes.

Metodologia

Para definir os “Melhores hospitais especializados do mundo 2024”, a Newsweek considerou a pesquisa on-line, feita entre junho e julho de 2023, com dezenas de milhares de especialistas, entre médicos, profissionais de saúde e gestores de mais de 30 países. O convite para participar da avaliação levou em conta a experiência profissional dos participantes.

Os convidados foram orientados a recomendar hospitais com base em sua própria área de especialização (por exemplo, cardiologia para cardiologistas) e puderam indicar hospitais de uma área secundária opcional, considerando a frequente cooperação com tal especialidade.

Não foram permitidas recomendações para hospitais onde o profissional atua. Além das indicações dos especialistas, as acreditações, quando disponíveis, foram utilizadas como um elemento adicional ao modelo de pontuação. A Newsweek explica também que as certificações refletem uma série de requisitos estruturais e/ou de qualidade que são relevantes para os rankings especializados.

Veja mais

Instituto de Pesquisa terá estudo financiado pela Finep

O projeto da cientista Luciane Cavalli vai investigar um tipo de câncer infantil bastante agressivo: o neuroblastoma


Representantes do Hospital Pequeno Príncipe participam de discussões que fortalecem o terceiro setor

Ao participar desses eventos, instituição reforça seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU e com uma atuação centrada nos princípios ESG


Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital Pequeno Príncipe completa 55 anos

Um dos mais antigos e completos do Brasil, serviço disponibiliza tratamento humanizado e de excelência – do diagnóstico às terapias mais inovadoras –, com taxa de sobrevida de 74%


Outras edições