Pequeno Príncipe conquista Climate Challenge Award 2022

Entre as 50 organizações premiadas, somente sete são brasileiras. Hospital foi reconhecido na categoria Resiliência Climática

O Pequeno Príncipe foi destaque na premiação Climate Challenge Award 2022, na categoria Resiliência Climática. O reconhecimento considera o desempenho e as contribuições decorrentes do engajamento e das atividades desenvolvidas durante o ano de 2022 em prol do clima. A premiação global contou com a participação de 15 países, sendo 50 organizações premiadas – das quais, sete são brasileiras.

Outra conquista foi o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, que o Pequeno Príncipe recebeu pelo quarto ano seguido. O Hospital se destacou com o Programa de Eficiência Energética e a Redução das Emissões de Carbono. Essas iniciativas buscam reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), aumentar substancialmente a participação de energias renováveis e propor medidas de adaptação às mudanças do clima, baseadas na conservação da biodiversidade.

“O Pequeno Príncipe acredita que a saúde precisa ser cuidada em sua totalidade, partindo de ações preventivas que ultrapassem os muros da instituição e envolvam, inclusive, esse olhar atento ao meio ambiente. Essa preocupação com a sustentabilidade e o uso consciente de recursos naturais se baseia na convicção de que um espaço comum saudável é fundamental para que as pessoas também tenham saúde hoje e no futuro”, afirma o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Ações ambientais de destaque no Pequeno Príncipe:

  • primeiro hospital do país mercúrio zero, em 2013;
  • segundo hospital do país a compensar suas emissões de carbono, em 2021;
  • consumo diário de energia e de água por leito abaixo da média nacional;
  • projetos de eficiência energética junto à companhia estadual de energia elétrica;
  • instalação de painéis fotovoltaicos, proporcionando economia de 12% no consumo de energia elétrica;
  • cisternas para captação de água da chuva para reuso;
  • projeto de compostagem que transforma resíduos orgânicos crus da cozinha do Hospital em adubo orgânico;
  • compostagem de 100% dos resíduos orgânicos;
  • doação de lixo eletrônico para ONG que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade;
  • adesão à campanha Race to Zero, assumindo o compromisso de alcançar uma redução de 50% de suas emissões mensuráveis de GEE até 2030 e zero líquido até 2050 ou antes.

Veja mais

Pequeno Príncipe coordena a maior pesquisa no Brasil em telepediatria

O estudo mostrou que é seguro usar um dispositivo móvel, o TytoCare, nas consultas on-line de crianças e adolescentes


Em 20 dias, Hospital Pequeno Príncipe realiza sete transplantes de rim

Número de procedimentos demonstra a estrutura da instituição e a capacidade técnica de suas equipes de atender a casos altamente complexos


Outras edições