Casos de COVID-19 em crianças e adolescentes disparam no início de 2022

Desde o início da pandemia, este foi o momento com maior impacto da doença na população infantojuvenil; aumento dos números reforça a urgência da vacinação

O número de crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de COVID-19 no Hospital Pequeno Príncipe disparou neste início de ano. Do dia 1º de janeiro até 15 de fevereiro, foram 952 diagnósticos positivos. O total equivale a 73% dos casos registrados ao longo de todo o ano de 2021, quando foram contabilizadas 1.295 ocorrências positivas.

Os internamentos também cresceram. Em apenas 45 dias deste ano, 117 crianças e adolescentes precisaram ser internados, o que representa 48% de todos os registros do ano anterior inteiro. E 19 crianças necessitaram de UTI. Desde o início da pandemia, este foi o momento com maior impacto da COVID-19 no público infantojuvenil.  

O vice-diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe e infectologista Victor Horácio de Souza Costa Junior explica que alguns fatores contribuíram para essa disparada nos casos. Em função das festas de fim de ano, as famílias se reuniram e relaxaram nos cuidados como distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos. Além disso, a variante ômicron, muito mais transmissível, facilitou as contaminações. “Como as crianças ainda não estavam vacinadas, elas eram a parcela da população mais vulnerável. Esses três fatores somados provocaram esse aumento expressivo de casos. Mais do que nunca, é preciso vacinar as crianças para protegê-las”, reforça o especialista.

Realidade brasileira*
Dados do Ministério da Saúde revelam que esse aumento foi registrado no Brasil todo. No mês de janeiro, as hospitalizações no país saltaram de 697 em 2021 para 2.122 neste ano, na faixa etária entre 0 e 19 anos. Já as mortes quase dobraram, saindo de 49 para 86.

Os boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde demonstram que, em janeiro de 2021, foram 217 internamentos de crianças com menos de 1 ano; 198 do público entre 1 e 5 anos; e 282 entre 6 e 19 anos, chegando a 697 no total.

Já em janeiro de 2022, esses números saltaram para 718 hospitalizações de bebês com menos de 1 ano; para 627 de crianças entre 1 e 5 anos; e 777 na faixa entre 6 e 19 anos.

No caso das mortes, entre janeiro de 2021 e o mesmo período deste ano, o número subiu de 18 para 21 entre menores de 1 ano; de 7 para 20 nas crianças entre 1 e 5 anos; e de 24 para 45 entre crianças e adolescentes de 6 a 19 anos.

*Com informações da CNN Brasil

Clique abaixo e veja o alerta do Pequeno Príncipe sobre a COVID-19 em crianças.

Veja mais

Cientistas do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe criam curativos bioativos

Desenvolvidos em parceria com universidades, os curativos bioativos podem ser aplicados em diferentes situações clínicas, desde queimaduras até infartos do miocárdio


Pequeno Príncipe alcança marca histórica em número de transplantes

Dois anos depois da retomada, Hospital quase dobra o total de transplantes hepáticos, com 23 procedimentos


Outras edições