Pronto-Atendimento do SUS é ampliado com recursos de renúncia fiscal

Com dez consultórios, área dará mais privacidade e conforto aos pacientes e profissionais da saúde

O Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe voltado ao atendimento dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi totalmente reformado e ampliado. A obra, executada em seis meses, foi concluída no final do mês de maio e teve custo total de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1.360.000,00 destinados ao Hospital por empresas e pessoas físicas, por meio da renúncia fiscal do Imposto de Renda.


Com a ampliação, o Pronto-Atendimento ganhou mais 138m², passando para um total de 484m². Também foi possível implantar mais consultórios: agora o PA conta com dez espaços para atender pacientes. A área de espera foi readequada, bem como a área onde ficam os leitos de observação, que ganharam mais espaço e banheiros adaptados. Com as mudanças, os pacientes que aguardam e passam por atendimento no local ganham mais privacidade e conforto.

“Nós destinamos 70% da nossa capacidade aos pacientes do SUS, e para nós é uma grande alegria poder melhorar a estrutura voltada para essa parcela da população. Acreditamos que direitos não são privilégios e que todas as crianças têm o direito de receber o melhor atendimento possível. Com o apoio de pessoas físicas e jurídicas, estamos conseguindo promover constantes melhorias na nossa estrutura”, afirma a diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Além da melhoria do espaço para os pacientes, “a nova estrutura tem uma arquitetura voltada para formação profissional: residentes da Pediatria e estudantes de outras escolas de medicina também vão aprender no local por meio da observação dos atendimentos”, explica o diretor técnico do Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

O Pronto-Atendimento do Hospital Pequeno Príncipe voltado aos pacientes do SUS atende, em média, cerca de 25 mil crianças e adolescentes por ano. Em 2020, em função da pandemia, o número teve uma significativa redução, passando para em torno de 12 mil. Nos primeiros cinco meses de 2021, já foram realizados aproximadamente oito mil atendimentos.

Para ser atendido no Pronto-Atendimento SUS do Pequeno Príncipe, o paciente precisa vir encaminhado pelas unidades básicas de saúde ou prontos-atendimentos da rede pública (UBSs e UPAs).

Para mais 100 anos
A reforma do Pronto-Atendimento do SUS integra o projeto “Para Mais 100 Anos: Renovação da Estrutura Predial do HPP”. Aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) e apto a receber recursos de renúncia fiscal de pessoas físicas e jurídicas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o projeto prevê a renovação da estrutura predial do Hospital, para beneficiar a qualidade do atendimento, circulação e segurança dos pacientes, famílias, profissionais, estudantes e visitantes, aprimorando as condições para os serviços de saúde no presente e garantindo a longevidade da instituição.

Entre as outras obras previstas nesse projeto estão a substituição da cobertura do prédio histórico (Hospital de Crianças César Pernetta); construção de rampa de acesso do térreo ao sexto andar; renovação de três elevadores de serviços internos; e revitalização do pátio central com rampas acessíveis.

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