Psiquiatria

A Psiquiatria da infância e da adolescência é uma especialidade médica que se dedica aos estudos e à atenção para as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mental que afetam crianças, adolescentes e suas famílias. O objetivo é evitar que esses problemas ocorram, diagnosticá-los e tratá-los o mais cedo possível, tentando amenizar o sofrimento do paciente.

No Hospital Pequeno Príncipe, o Serviço de Psiquiatria atende pacientes internados em outras especialidades pediátricas e que necessitam de avaliação psiquiátrica. Isso porque os meninos e meninas internados podem, muitas vezes, apresentar sintomas e alterações psíquicas, além das doenças que originam a internação na Pediatria. Além desses atendimentos em interconsultas, outras demandas para atendimento são dirigidas para o ambulatório do serviço e para as atividades que fazem parte do Projeto Saúde Integral II, que buscam oferecer o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo.

A especialidade atende pacientes com transtornos psiquiátricos que acometem 15% das crianças e dos adolescentes em todo o mundo. Esses sofrimentos estão associados aos distúrbios de personalidade, violência, abusos, estresse pós-traumático, fobias, depressão, suicídio, ansiedade generalizada, transtornos do espectro autista, psicose na infância e na adolescência, transtornos alimentares e outros problemas que afetam o desenvolvimento desses meninos e meninas, exigindo uma abordagem terapêutica ampla com cuidados redobrados de equipes interdisciplinares.

Assim, os atendimentos são realizados em interconsultas, acompanhamento no ambulatório e nas atividades previstas no Projeto Saúde Integral II, com intervenções interdisciplinares, oficinas terapêuticas e, também, atenção à Primeira Infância, com acompanhamento e observações aos sinais de alterações do desenvolvimento que possam ser de risco para o bebê.

Além disso, o ambulatório do Serviço de Psiquiatria desenvolve um campo de formação de novos profissionais, que atuam na área da saúde mental pediátrica, e de residentes, que fazem parte do programa de residência médica em Psiquiatria (R4).

Histórico

  • O Serviço de Psiquiatria do Hospital Pequeno Príncipe teve início em 2007 com o atendimento voluntário ambulatorial, que era realizado uma vez por semana.
  • A partir de maio de 2012, passou a funcionar todas as manhãs com o atendimento de pacientes do Pequeno Príncipe.
  • A partir de 2015, o Serviço de Psiquiatria se estruturou com os atendimentos clínicos e de formação que vem realizando até o momento.
Ver menos

Atendimento

SUS

Os pacientes do SUS são encaminhados pelas outras especialidades médicas do Hospital e pelos atendimentos das interconsultas realizadas pela Psiquiatria, quando observam a necessidade da continuidade do acompanhamento no ambulatório ou nas atividades previstas no Projeto Saúde Integral II.

Convênios e particular

Para agendar uma consulta por meio de convênio médico ou particular, basta entrar em contato com a Central de Agendamento, pelo telefone abaixo.
Telefone: (41) 3514-4141
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1.070

Equipe – Psiquiatria

  • Dra. Maria Carolina Oliveira Serafim

    Médica Responsável

    Dra. Maria Carolina Oliveira Serafim

    CRM-PR 5274

  • Dra. Jaqueline Cenci

    CRM-PR 28971

Equipe – Atividades do Projeto Saúde Integral II

  • Dra. Maria Carolina Oliveira Serafim

    Dra. Maria Carolina Oliveira Serafim

    CRM-PR 5274

  • Dra. Jaqueline Cenci

    CRM-PR 28971

  • Anna Luiza Veiga Gomes

    Psicóloga

  • Danielle Guerra

    Fonoaudióloga

  • Elisangela Pereira Barreto

    Terapeuta ocupacional

A especialidade em números

  • 1.527

    atendimentos no Pequeno Príncipe

  • 3.133

    atendimentos nas atividades previstas no Projeto Saúde Integral II

    com terapêutica individualizada e personalizada de acordo com as necessidades de cada paciente

  • 4.660

    atendimentos no total