Gols pela Vida vai a Paris e amplia fronteira para arrecadação de recurso - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Gols pela Vida vai a Paris e amplia fronteira para arrecadação de recurso

O jantar da Copa Gastronômica Gols pela Vida realizado nesta quinta-feira (25/10) em Paris reuniu cerca de 130 pessoas
31/10/2012
Copa Gastronômica Paris

O jantar da Copa Gastronômica Gols pela Vida realizado nesta quinta-feira (25/10) em Paris reuniu cerca de 130 pessoas, lotando o salão reservado ao evento no Cercle de L’Union Interalliée. O evento é uma realização da empresa de marketing cultural e social CGC-CSA e faz parte da estratégia de ampliar as fontes de recursos necessárias para as atividades do Complexo Pequeno Príncipe. Ele foi promovido em parceria com a Fundação Saint Exupéry e com a mais famosa escola de gastronomia do mundo, Le Cordon Bleu.

A principal representante do governo francês no jantar, Hélene Conway Mouret, ministra delegada dos franceses no estrangeiro, disse que as parcerias do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe com a França são bons exemplos de uma integração cada vez mais necessária. Segundo ela, é preciso aprofundar os laços técnico-científicos – unindo economia, ciência e valores – entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos.
O instituto tem três convênios formais com renomadas instituições francesas: Instituto Pasteur, Instituto de Pesquisas Molecular e Celular de Valbonne e Lia Neogenesis. Há ainda outras colaborações pontuais entre cientistas do Pequeno Príncipe e profissionais da França.

Um item a ser destacado foi a relevância dada pela ministra aos valores humanos que devem estar envolvidos nessas ações – democracia, paz, justiça social, arte e ciência. Posicionamento bem alinhado com a filosofia do Complexo Pequeno Príncipe.

O diretor corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro, lembrou que a França é um dos países mais preocupados com a necessidade de um novo pacto social mundial e que o Terceiro Setor é um importante agente no processo de mudanças positivas. “A criação de laços entre pessoas, organizações e países é ponto importantíssimo neste processo.”

Novo livro
Além da “apresentação” do Complexo Pequeno Príncipe a potenciais parceiros franceses, o jantar foi palco de um anúncio relevante. Olivier D´Agay, principal diretor da Fundação Saint Exupéry, informou que no ano que vem será lançada uma edição inédita do Pequeno Príncipe, com ilustrações em alto relevo para o livro em braile. Será uma forma de ampliar a percepção sobre a obra dos portadores de deficiência visual. A iniciativa faz parte das comemorações pelos 70 anos da obra, completados em 2013.

Exemplo
François D’Agay, decano e presidente da Fundação Antoine de Saint Exupéry, fez um discurso emocionado, uma verdadeira declaração de amor ao Complexo Pequeno Príncipe durante o evento. Ele lembrou a influência mundial que a obra de seu tio alcançou. E, como já fizera em outras oportunidades, reconheceu o Complexo de Curitiba como a maior obra inspirada no livro. “Um modelo a ser estudado, seguido e multiplicado.”

Satisfação
Pierre Troisgros, pai do padrinho da Copa Gastronômica, Claude Troisgros, e de Michel Troisgros (também responsável pelo jantar), é um ícone da cozinha francesa. Ao lado de Paul Bocuse, é o papa do movimento conhecido como nouvelle cuisine.

Pierre se disse “muito satisfeito” com o que viu no evento: “Um abraço entre as cozinhas francesas e brasileira”. Os pratos misturaram ingredientes como urucum e foies gras – bem no espírito de valorização da cultura gastronômica regional defendido pela Copa Gastronômica.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.
Veja mais no site: Copa Gastronômica Gols Pela Vida.

+ Notícias

18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
07/03/2024

Como trabalhar a autoestima da criança?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas para as famílias auxiliarem os pequenos nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento saudável
05/03/2024

É dengue, COVID-19 ou gripe? Veja as diferenças!

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas e quando levar a criança ou o adolescente a um serviço de emergência
01/03/2024

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 convidados em uma noite de comemoração
Ver mais