O Hospital Pequeno Príncipe oferece para toda a comunidade exames para diagnóstico do coronavírus (COVID-19).
O laboratório da instituição realiza, pelo sistema drive-thru, em domicílio ou no próprio laboratório, testes para crianças, adolescentes e adultos.

Exames oferecidos

Teste Rápido
(IgM e IgG)*

Indicação: para quem tem sintomas ou suspeita de contágio há pelo menos 14 dias


Material: 1 ml de soro


Método: imunocromatografia de fluxo lateral para detecção separadamente de anticorpos IgM e IgG contra SARS-CoV-2

  • Sensibilidade: 90%
  • Especificidade: 96%


Valor: R$ 175

*Este exame não faz parte do rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e é feito apenas por atendimento particular.
RT-PCR
(Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2)**

Indicação: para quem tem sintomas há três dias. A coleta deve ocorrer entre o 3º e o 12º dia do início dos sintomas


Material: swab de nasofaringe (escarro, secreção traqueal ou lavado de nasofaringe ou broncoalveolar)


Método: amplificação de fragmentos do gene N (nucleocapsídeo) do genoma do SARS-CoV-2, de acordo com protocolo CDC EUA


Valor: R$ 300

**Consulte a possibilidade de realizar este exame por convênios.

Indicações Clínicas

Teste Rápido

  • Indicado para quem tem sintomas ou suspeita de contágio há pelo menos 14 dias.
  • É feito para a detecção direta de anticorpos – resultado IgM e IgG –, que são produzidos em uma resposta do organismo à infecção pelo vírus.
  • A detecção de anticorpos anti-SARS-CoV-2 é maior a partir do 8º dia.
  • O exame validado pelo Pequeno Príncipe identifica os anticorpos IgM e IgG separadamente.
  • O teste não é recomendado para ser feito na fase aguda da doença.

Resultado: em até 1 hora após a coleta

RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2)

  • Indicado para quem tem sintomas há três dias. Com alta especificidade, o teste é recomendado para a fase aguda da doença e a coleta deve ocorrer entre o 3º e o 12º dia do início dos sintomas.
  • É feito pelo Laboratório Genômico do Pequeno Príncipe para a detecção direta do vírus em secreção respiratória.
  • Caso o resultado do exame seja negativo, havendo persistência da suspeita, pode-se repetir a coleta em 48 horas (com custo adicional).

Resultado: em até 48 horas após a coleta (exceto domingos e feriados)

Importante: o diagnóstico da COVID-19 deve levar em conta os sinais e sintomas clínicos, os resultados laboratoriais, os resultados radiológicos e os critérios epidemiológicos. Procure um médico para melhor interpretação dos resultados dos exames.

Para acessar o RESULTADO

A entrega dos laudos com os resultados dos exames para diagnóstico do coronavírus (COVID-19) é feita pela internet, com o login e a senha do paciente, que são fornecidos após a coleta. Clique aqui.

Diferenciais

  • A coleta é realizada pelo sistema drive-thru, em domicílio ou no próprio laboratório, o que garante segurança e comodidade aos pacientes.
  • Os laudos podem ser consultados pela internet (clique aqui e acesse o site), com o login e a senha fornecidos após a coleta.
  • O Teste Rápido feito no Hospital tem diferenciais que garantem mais confiabilidade ao resultado e menor interferência porque a coleta de sangue é via punção venosa (periférica) e não apenas uma gota. A amostra (sangue) passa por centrifugação, usando o soro, que é a parte líquida do sangue, para a análise.
  • No Pequeno Príncipe, as imunoglobulinas IgM e IgG são identificadas separadamente. A maior parte dos testes rápidos determina os anticorpos totais.
  • Ao realizar o Teste Rápido em laboratório clínico, como o do Pequeno Príncipe, há segurança de rastreabilidade total dos processos. Da coleta à emissão do laudo para a entrega do resultado.

Agendamento

Agende o seu exame para diagnóstico do coronavírus (COVID-19) para o dia e o horário de sua preferência.

Horários

Para a sua segurança e comodidade, a coleta para o Teste Rápido e o RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2) pode ser feita nos seguintes dias e horários:

  • Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h
  • Sábados: das 8h às 12h

O atendimento é realizado pelo sistema drive-thru no pátio do prédio histórico César Pernetta, com acesso pela Rua Desembargador Motta (esquina com a Avenida Silva Jardim). No dia e horário marcados, dirija-se ao pátio do prédio histórico César Pernetta. Também é possível fazer os exames por coleta domiciliar ou no próprio laboratório. Agende!

Dúvidas frequentes

A instituição oferece exames para crianças, adolescentes e adultos.

Não. Para fazer o Teste Rápido e o exame RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2), não há necessidade de nenhum preparo prévio.

Sim, para a realização do RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2) por convênio. Para fazer esse exame com a cobertura de um plano de saúde, é necessário apresentar uma requisição médica que atenda às recomendações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para exames particulares, não é necessário. E o Teste Rápido é feito somente de forma particular.

Somente o exame RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2) pode ser feito por convênio. Verifique quais planos de saúde cobrem o teste pelo telefone (41) 3310-1131; por mensagem via WhatsApp, para o número (41) 99710-2782; ou pelo e-mail atendimentolab@hpp.org.br.

Sim. Essas pessoas são recebidas em um local exclusivo para o atendimento de casos suspeitos de doenças respiratórias. Assim, garante-se a segurança das crianças, dos adolescentes e dos adultos atendidos no Hospital Pequeno Príncipe.