Faça download
das publicações
Hospital Pequeno Principe

projeto SABER + PARTICIPAR MELHOR


Saber + Participar Melhor significa construir, com apoio da família, uma jornada da criança rumo ao protagonismo no tratamento, à construção da sua autonomia, à sua qualidade de vida e ao desenvolvimento integral.

Para isso, o Hospital Pequeno Príncipe – a maior instituição de saúde exclusivamente pediátrica do Brasil – tem desenvolvido diversas atividades. Uma delas é a publicação de livros, manuais e cartilhas que buscam disseminar conhecimento para empoderar os pais, familiares, cuidadores e educadores para o cuidado integral de meninos e meninas, além de compartilhar experiências da instituição com outros pares, como hospitais e gestores públicos.

Os materiais são disponibilizados para toda comunidade de forma impressa e on-line. Neste espaço, você pode fazer o download gratuito das publicações e consultar as cartilhas a respeito de doenças crônicas – insuficiência renal crônica, diabetes, mielomeningocele e câncer infantojuvenil – e o manual sobre a Primeira Infância. Além dos livros O Direito à Educação e à Cultura em Hospitais: caminhos e aprendizagens do Pequeno Príncipe e Programa Família Participante do Hospital Pequeno Príncipe: a humanização hospitalar como resgate da dignidade, exercício da cidadania e transformação da gestão hospitalar.


As ações do Projeto Saber + Participar Melhor reforçam o compromisso da instituição de promover saúde infantojuvenil com garantia de direitos, aliando a excelência técnico-científica ao cuidado humanizado. Por essa razão, o Pequeno Príncipe tornou-se referência nacional em Pediatria.

A trajetória quase centenária da entidade – que destina 70% da sua capacidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) – é marcada pela mobilização social em torno da causa da saúde das crianças e dos adolescentes. Com orgulho, o hospital conta com o reconhecimento e o apoio da sociedade para cumprir essa missão.

Os números apresentados pela instituição expressam a dimensão de seu trabalho. O Pequeno Príncipe conta com 370 leitos, sendo 60 em UTIs, e oferece serviços em 32 especialidades. Somente em 2015, realizou mais de 311 mil atendimentos ambulatoriais, 23 mil internações, 20 mil cirurgias, 781 mil exames e 180 transplantes de órgãos, tecido ósseo e medula óssea. Para mais informações, clique aqui.



Todo material pode ser reproduzido e compartilhado, desde que citada a fonte e a autoria das publicações.


Clique na capa de cada publicação e faça agora o download dos materiais!