Uma noite de música clássica em prol da saúde infantojuvenil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Uma noite de música clássica em prol da saúde infantojuvenil

Apresentação do projeto Concertos Gols pela Vida com a Orquestra Sinfonia Brasil atrai grande público ao Teatro Guaíra e encanta a plateia. Hospital Pequeno Príncipe é a instituição beneficiada pela iniciativa
24/08/2016

IMG_4295O som delicado de violinos, violas, violoncelos, contrabaixo e piano da Orquestra Sinfonia Brasil tomou conta do Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto, o Guairão, nessa terça-feira, dia 23, e com um objetivo muito especial: contribuir com a causa da saúde infantojuvenil. O espetáculo – que encantou o grande público presente – faz parte do projeto cultural Concertos Gols pela Vida, que tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.

Sob a regência do maestro Norton Morozowicz, os músicos executaram obras do compositor polonês Mieczysław Karłowicz, do austríaco Franz Joseph Haydn, do galês Karl Jenkins e do paranaense Henrique de Curitiba. Para finalizar, foram apresentadas “As Quatro Estações Portenhas”, do compositor argentino Astor Piazzolla, com a participação dos solistas Maria Ester Brandão no violino, Maria Alice Brandão no violoncelo e Marcos Nimrichter no piano.

Um dos pontos altos do programa foi a participação do solista Antonio Meneses, no “Concerto nº 1 para violoncelo em Dó Maior”, de Haydn. A suavidade de cada nota, em uma apresentação brilhante, encantou a plateia. Natural de Recife, o consagrado violoncelista começou a tocar o instrumento quando tinha dez anos. Atualmente, apresenta-se com as mais importantes orquestras do mundo, como a Filarmônica de Berlim, a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Moscou.

Direito à arte e à cultura
A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, celebrou o espetáculo realizado em prol das atividades da instituição, que beneficiam milhares de crianças e adolescentes a cada ano. “É uma alegria ver esta casa cheia, nesta noite fria. Mas estamos aquecidos pela inspiração da arte e pelo carinho de todos vocês”, afirmou.

Ety lembrou que o Hospital, além de promover a saúde, oferece o direito à arte, à educação e à cultura aos seus pequenos pacientes – muitos deles passam grande período de tempo em tratamento no Pequeno Príncipe. “Parcerias como esta com o projeto Concertos Gols pela Vida são imprescindíveis. São iniciativas que trazem mais alegria, inspiração e transformação à instituição”, ressaltou. “Ficamos imensamente felizes em poder oferecer hoje um concerto desta qualidade a preços populares”, completou.

Saiba mais sobre o projeto cultural
O espetáculo promovido no Guairão faz parte do projeto cultural Concertos Gols pela Vida. Viabilizada por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, a iniciativa da CGC-CSA Consultoria e Assessoria Ltda conta com o patrocínio de diversas empresas e tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.

Além dos concertos da Orquestra Sinfonia Brasil em Curitiba e São Paulo – no próximo sábado, dia 27, no Theatro São Pedro, às 20h –, apresentações de grupos paranaenses com sonoridades diversas realizadas no Hospital têm encantado os meninos e meninas em tratamento na instituição, seus familiares e colaboradores do Pequeno Príncipe.

De acordo com a coordenadora de produção do projeto, Elza Forte da Silva Carneiro, as atividades começaram em fevereiro e seguem até dezembro. “A música é uma linguagem universal que traz alegria, emoções, lembranças e imaginação”, destacou. “O Concertos Gols pela Vida tem como objetivo popularizar a música instrumental e democratizar o acesso à arte e à cultura”, finalizou Elza.

Patrocínio
O projeto Concertos Gols pela Vida tem o patrocínio das empresas: Lonza; DHL; Solvay Peróxidos Brasil; Neovia Engenharia; Grupo Bauminas; Tintas Dacar; ArcelorMittal | Gonvarri Steel Industries; JotaeMe Fitafer; Grupo Veper; Eletrofrio Refrigeração; Sideral Linhas Aéreas; Electra Energy; Omni Financeira; Metisa; Distribuidora Nova Geração; Standby Rent a Car; Bühler; e Isogama.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais