Teatro de marionetes encanta pacientes do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Teatro de marionetes encanta pacientes do Pequeno Príncipe

Ao assistirem “Pote de Geleia”, os meninos e as meninas atendidos no Hospital conheceram um pouco sobre a cultura francesa
17/09/2014

Marionetes (47)Os meninos e as meninas atendidos no Hospital Pequeno Príncipe conheceram um pouco da cultura francesa durante a tarde desta quarta-feira, 17, com a visita dos atores Filip Auchére, Emma Utges e o marionete Guignol e seus amigos. Realizada pela Aliança Francesa e o Setor de Educação e Cultura do Hospital, a apresentação do espetáculo “Pote de Geleia” ocorreu no espaço de Educação e Cultura para um público formado por pacientes e seus familiares.

A peça conta a história de Guignol, o mais famoso personagem do teatro de bonecos francês, inventado por Laurent Mourget, e utiliza a técnica de marionnette à gaine, marionetes de luva. A dupla de atores de Lyon é especializada no Teatro de Guignol e incluiu o Pequeno Príncipe no seu circuito de apresentações em Curitiba.

“Pote de Geleia” narra fatos da vida de Guignol, um operário de uma fábrica de seda que está prestes a ser demitido por comer toda a geleia de seu patrão. Os pacientes do Hospital participaram ativamente da apresentação, responderam a perguntas dos marionetes e deram sugestões sobre o que deveria acontecer com os personagens. Giovani Andrade, de dez anos, deu muitas gargalhadas durante a apresentação e foi quem mais interagiu com os personagens. “Achei muito engraçado. Minha parte favorita foi quando os personagens brigaram”, afirmou. Giovani ainda contou que nunca tinha visto um teatro de bonecos nem tinha tido a oportunidade de participar de uma atividade cultural no Hospital e que gostaria de vir mais vezes.

Dayana Belmont, assistente de direção da Aliança Francesa, disse gostar muito de poder trazer a língua e a cultura fracesa para o público infantil. “Por mais que o espetáculo seja em francês, as brincadeiras e as piadas são universais, e é muito bom poder trazer alegria para as crianças”, relatou. A língua realmente não foi uma barreira e Guignol conseguiu provocar muitos sorrisos e risadas em seu público. Dayana declarou ter interesse em estabelecer futuras colaborações entre a Aliança Francesa e o Pequeno Príncipe, que, afinal, deve o seu nome à cultura francesa.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais