Protocolo Preaut auxilia na identificação precoce do autismo - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Protocolo Preaut auxilia na identificação precoce do autismo

O Hospital Pequeno Príncipe trouxe para debate entre profissionais da saúde e educação as perspectivas atuais para detecção e intervenção precoce de problemas psíquicos ainda na Primeiríssima Infância
01/11/2018

Um transtorno que afeta 1 a cada 160 crianças no mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), merece toda a atenção da ciência. O projeto Preaut, criado na França, se dedica à identificação precoce de bebês com risco de apresentar autismo.

A médica Terezinha Rocha de Almeida, que coordena a pesquisa Preaut – Eixo Maceió, em encontro realizado sobre o tema no Pequeno Príncipe.

Atualmente, o grande desafio das famílias é descobrir o quanto antes a existência de transtornos psíquicos nos filhos. Porém, geralmente o diagnóstico ocorre após os 3 anos ou mais, quando a reversão dos prejuízos se torna mais difícil, pois o autismo já é considerado instalado. “O protocolo Preaut auxilia os profissionais da saúde e educação a identificarem indícios de que o bebê tenha o risco de uma evolução autística a partir do quarto mês e antes dos três anos. Secundariamente, toda vez que pesquisamos sinais de risco de autismo, podemos encontrar outros sinais que levem a outros transtornos de desenvolvimento”, destacou a médica Terezinha Rocha de Almeida, neuropediatra, neurofisiologista, diretora médica do Núcleo de Atenção a Crianças Especiais (NACE) e coordenadora da pesquisa Preaut – Eixo Maceió, que participou recentemente de um encontro no Hospital Pequeno Príncipe.

Profissionais da área da saúde e educação participam de encontro sobre atualização e novas perspectivas do protocolo Preaut.

O objetivo dessa intervenção interdisciplinar precoce é melhorar a qualidade de vida das crianças atingidas por esse transtorno e também dessas famílias. “Nem sempre consegue-se impedir o aparecimento do autismo, mas é possível minimizar os sintomas com as terapias, tentando colocá-las no canal da normalidade. Com relação à minha experiência de capacitação com os profissionais, posso dizer que foi muito eficaz. Pois começaram a surgir mais casos de autismo em bebês, do que em crianças, que é quando o transtorno já está cristalizado”, finalizou Terezinha Rocha de Almeida.

O objetivo dessa intervenção interdisciplinar precoce é melhorar a qualidade de vida das crianças atingidas por esse transtorno e também dessas famílias. “Nem sempre consegue-se impedir o aparecimento do autismo, mas é possível minimizar os sintomas com as terapias, tentando colocá-las no canal da normalidade. Com relação à minha experiência de capacitação com os profissionais, posso dizer que foi muito eficaz. Pois começaram a surgir mais casos de autismo em bebês, do que em crianças, que é quando o transtorno já está cristalizado”, finalizou a médica.

Sobre o projeto Integra
A iniciativa do Hospital Pequeno Príncipe busca oferecer o acesso ao diagnóstico diferencial e ao tratamento interdisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência mental, intelectual, múltipla e de autismo. A iniciativa é colocada em prática com recursos provenientes do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS). O Integra garante a pacientes vindos de Curitiba e municípios da região metropolitana avaliações diagnósticas (neuropsicológica e clínica) e tratamento especializado, com sessões de fonoaudiologia e terapia ocupacional. A terapêutica é individualizada e personalizada, e definida de acordo com as necessidades de cada menino e menina.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais