Complexo, Doe, Gols Pela Vida, Hospital, Instituto de Pesquisa

Projeto “Observador” traz a magia da fotografia para os pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Até dezembro, várias oficinas serão realizadas na instituição

O projeto Observador estimula a criatividade e o olhar curioso dos participantes.

Desde o início de setembro, o projeto “Observador”, viabilizado pela Lei Rouanet e que tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, traz oficinas de fotografia para os pacientes. Os encontros, realizados no Setor de Educação e Cultura (Educ), abordam temas como enquadramento, o uso da luz, entre outras questões pertinentes para que os participantes possam conhecer as técnicas utilizadas na produção de fotos.

As câmeras são disponibilizadas para a atividade e o primeiro passo é explorá-las para garantir o aprendizado sobre cada função do equipamento. Depois desse contato inicial, o tema da oficina é apresentado e dúvidas podem ser levantadas.

Em seguida, crianças e adolescentes colocam em prática tudo o que aprenderam. Por último, as fotos são baixadas e é possível ver os resultados obtidos.

Para Ana Paula Lobo, mediadora da oficina, no projeto “Observador” as crianças e adolescentes mostram o seu ponto de vista sobre o Hospital, despertando o olhar curioso de cada um. “Ensinar a linguagem fotográfica é fundamental e, por ser universal, a imagem transpõe barreiras, desperta a curiosidade e estimula o envolvimento de todos. As crianças se sentem especiais, respeitadas e acolhidas pelo Hospital, que lhes proporciona uma experiência um pouco mais prazerosa em sua jornada”, afirma.

Os participantes têm noções básicas de fotografia e aprendem a utilizar os príncipais recursos do equipamento.

Experiências

Carlos Eduardo da Cruz tem 12 anos e é a primeira vez que ele tira fotos. “Eu achei muito legal. A oficina é supereducativa e com certeza vou participar mais vezes”, afirma.

Agnes Marli Gomes da Cruz, mãe de Carlos, aprendeu junto com o filho a tirar fotos. “A oficina de fotografia foi muito importante, pois aprendi técnicas para tirar fotos. E o mais importante foi ver meu filho aprendendo a usar a câmera e a alegria dele”, conta.

Sobre o projeto

O projeto “Observador” é viabilizado por meio da Lei Rouanet, realizado pelo Ministério da Cultura,  e as oficinas de fotografia serão oferecidas até dezembro de 2018. O produto final será um livro de fotografias que irá conter imagens de quatro fotógrafos convidados – Tetê Silva, Gustavo Minas, Isabella Lanave e Ricardo Perini – e também das oficinas realizadas. A obra deve ser lançada no primeiro semestre de 2019 e a renda arrecadada com a venda será integralmente revertida ao Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

Faça sua doação