Projeto “Laços” desperta a sensibilidade artística dos pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto “Laços” desperta a sensibilidade artística dos pacientes em tratamento no Hospital Pequeno Príncipe

Viabilizada por meio da Lei Rouanet, a ação também tem o objetivo de reunir pacientes, pais, responsáveis e colaboradores para atividades que fortalecem vínculos e geram conexão
06/02/2019
O projeto “Laços” permite a interação dos pacientes e responsáveis por meio de atividades artísticas.

Em comemoração ao ano do centenário do Hospital Pequeno Príncipe, a instituição é beneficiada por mais um projeto cultural. A ação “Laços”, viabilizada por meio da Lei Rouanet, teve início em janeiro e reúne pacientes, pais, responsáveis e colaboradores para atividades que fortalecem vínculos e geram conexão.

Em duplas ou trios, os participantes tiveram que montar uma bandeira com o nome de cada integrante. O objetivo era que cada um deles passasse a conhecer o seu próprio nome e o do seu parceiro. “Muitos deles só têm a referência de pai, mãe, vô e tio e acabam não conhecendo o nome da pessoa. E aqui a identidade de cada um é fortalecida”, explica o coordenador artístico do projeto, André Mendes.

Utilizando exercícios lúdicos e simples, que exigem muita sintonia e observação, é possível verificar resultados inusitados. “Desde desenhos, gestos e brincadeiras com as mãos, até a sintonia de movimentos um com o outro. Isso tudo vai criando cada vez mais intimidade entre eles e o fortalecimento dessa dupla”, explica Mendes.

André Mendes coordena as atividades do projeto “Laços”.

Repercussão

Márcio José de Araújo, 13, formou uma dupla com sua mãe, Patrícia Cristina de Araújo. “Amamos participar da atividade do projeto ‘Laços’. Foi ótimo, as sensações, as misturas de sentimentos, de cores e traços. Isso ajuda as crianças a superar tantos desafios no tratamento de saúde”, afirma Patrícia.

Matheus Lonkoski, 9, se divertiu muito e quer participar mais vezes   “O que eu mais gostei de fazer foi a atividade em que nós misturamos as cores preferidas da dupla e no final formamos um desenho”, conta.

Isabella Delledone, 7, adora participar das ações culturais realizadas no Pequeno Príncipe “O que eu mais gostei foi da atividade em que uma pessoa desenhava e a outra precisava acompanhar”, conta.

Exposição vai reunir obras dos pacientes

Uma exposição com os trabalhos feitos pelos pacientes será realizada. “Esses materiais não têm um objetivo estético, ninguém tem que acertar nada, não existe um padrão”, afirma André Mendes.

A mostra terá o objetivo de despertar os participantes, além do público em geral, para o envolvimento com o mundo das artes. A exposição também potencializa o empoderamento infantil por meio de reconhecimento e exposição de trabalhos, que serão colocados lado a lado e juntos formarão uma grande obra. Vale ressaltar que também estão previstas intervenções artísticas permanentes de convidados nas fachadas do Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais