Sipat 2017 reforça a importância da prevenção de acidentes de trabalho - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Sipat 2017 reforça a importância da prevenção de acidentes de trabalho

Atividades lúdicas, paródias e palestras foram utilizadas para sensibilizar os profissionais do Hospital durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
23/10/2017

O Pequeno Príncipe preza pela segurança do paciente e de todos os seus profissionais. Para reforçar a importância da prevenção de acidentes de trabalho, o Hospital promoveu a tradicional semana de sensibilização interna. Neste ano, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de palestras e atividades bastante lúdicas sobre diferentes assuntos, desde dicas para evitar tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de mama e do colo de útero até  cuidados diários para prevenir acidentes e contaminação biológica.

Durante a programação desta edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) os profissionais do Hospital foram surpreendidos com a visita do Sr. Corcunda Semancol Neles e do Sr. Abordagem Paracalmanois Ubicatex. Os personagens foram criados pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da instituição (SESMT) para chamar a atenção a cuidados simples, porém imprescindíveis para garantir a segurança dos profissionais de saúde. Dentre eles, destaque para:

–  Nunca reencapar a agulha utilizada nos procedimentos;
– Descartar corretamente os materiais perfurocortantes;
– Não usar adornos; e
– Sempre utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Sr. Corcunda Semancol Neles, Sr. Abordagem Paracalmanois Ubicatex e o educador Paulo Monteiro animaram as sensibilizações

Além da irreverência dos personagens com vestimentas chamativas, as paródias ao som de violão criadas especialmente para a Sipat 2017 animaram os profissionais. Confira:

“Buscamos fazer algo descontraído para um assunto sério. Acidentes com profissionais na área de saúde podem transmitir doenças infecciosas como hepatite ou HIV, por exemplo. No Pequeno Príncipe, com a cultura de segurança implantada conseguimos reduzir o número de acidentes de trabalho ano após ano. Mas, não é por termos esse dado positivo que podemos descuidar. Precisamos estar sempre alertas e sensibilizando os profissionais a se cuidarem”, comenta o coordenador do SESMT, Eduardo Mota e Silva.

Colaboradores aprovaram as performances
“Como trabalhamos em um Hospital infantojuvenil, a ludicidade faz parte do nosso dia a dia. Essa performance nos ajuda a lembrar de uma maneira diferente a necessidade dos equipamentos de proteção individual para o nosso trabalho. Iniciativa aprovada. Gostei bastante”.  – Enfermeira Luciana Almeida.

“Achei essa atividade bem instrutiva. Essas músicas fixam na nossa mente e nos ajudam a lembrar cuidados que precisamos sempre estar alertas”. – Técnica de enfermagem, Valéria Cristina Assunção Ferreira.

“Esse envolvimento lúdico com os colaboradores é muito interessante porque, ao mesmo tempo que distrai, nos lembra de cuidados que precisam ser adotados todos os dias e em todos os momentos”.  – Enfermeira Marília do Vale.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais