logo_campanhasaude

Complexo, Hospital

Pequeno Príncipe participa do Dia D Estadual do Movimento Acesso à Saúde

Campanha nacional busca valorização dos atendimentos dos hospitais filantrópicos. Instituições vivem grave crise devido ao subfinanciamento nos valores pagos pelos serviços prestados via SUS

Post_CampanhaO Complexo Pequeno Príncipe participa nesta segunda-feira, 13 de julho, do Dia D Estadual do Movimento Acesso à Saúde. A data vai ser marcada por uma audiência pública, que ocorrerá na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa (anexo B, 3º andar), a partir das 10h. O objetivo do evento é apresentar para a sociedade dados da grave crise vivida por hospitais filantrópicos, devido ao subfinanciamento dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação dá continuidade à campanha “Acesso à Saúde – Meu Direito é um Dever do Governo”, promovida pelo Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS e com co-realização da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). Em 29 de junho, foi realizado o Dia D Municipal da iniciativa.

A proposta da campanha é esclarecer a população sobre a difícil situação enfrentada pelas instituições de saúde. Cada hospital tem mantido o seu atendimento de qualidade para pacientes provenientes do SUS, porém não tem recebido os recursos financeiros necessários para suprir o custo desses serviços. Isso traz dificuldade para a manutenção das suas atividades. No Pequeno Príncipe, 63% dos pacientes atendidos são do Sistema Único de Saúde, mas apenas 37% do orçamento provêm do governo.

“Podemos demonstrar a precária realidade financeira dos hospitais filantrópicos em números. Desde a instituição do Plano Real até maio de 2015, a variação da tabela SUS foi de 93,66%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor subiu mais de 400% e o reajuste na tarifa de energia elétrica cresceu 962,19%. Do ano passado para esse, a nossa conta de luz dobrou de valor”, exemplifica o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Serviço
Dia D Estadual do Movimento Acesso à Saúde
Quando: 13 de julho (segunda-feira)
Horário: 10h
Programação: audiência pública na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa (anexo B, 3º andar)

+ Notícias

Faça sua doação