Projeto cultural apoiado pelo Pequeno Príncipe é levado para Belo Horizonte - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Projeto cultural apoiado pelo Pequeno Príncipe é levado para Belo Horizonte

Apresentação que faz parte da Ciranda das Artes, iniciativa financiada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, foi realizada no Hospital de Clínicas da UFMG
17/04/2014

IMG_3706Desde o início do ano, acordes de violão, cliques de máquinas fotográficas e risadas podem ser ouvidos pelos corredores do Hospital Pequeno Príncipe, que é a maior instituição de saúde exclusivamente pediátrica do Brasil e referência nacional na humanização do atendimento. É o projeto Ciranda das Artes, que leva atividades artísticas a pacientes internados, por meio de intervenções culturais que despertam o interesse pela arte desde a infância. Nesta semana, o projeto começou a ultrapassar os limites do Paraná, com apresentações no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

As crianças internadas no Centro de Terapia Intensiva da Unidade Funcional Pediatria e atendidas no Pronto Socorro ficaram encantadas com as atividades lúdicas feitas pela cantora e arte-educadora Rosy Greca. Ela usou diversos instrumentos para executar músicas do folclore brasileiro e incentivar os meninos e as meninas a aprender de uma forma divertida e experimentar diferentes técnicas e linguagens artísticas. “Foi muito gratificante cantar e interagir com os pacientes do HC. Senti uma energia muito boa. A receptividade e o carinho que recebemos lá foram incríveis”, disse a artista.

O projeto
O Ciranda das Artes é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura, com financiamento via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, realizado pela empresa de marketing cultural e social CGC-CSA e apoiado pelo Hospital Pequeno Príncipe. Ele é realizado no Setor de Educação e Cultura da instituição. Essa é a primeira vez em mais de 20 anos de ações educativo-culturais que um projeto realizado no Hospital se torna itinerante. As próximas apresentações da Ciranda das Artes programadas para fora de Curitiba deverão ocorrer ainda neste ano em hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.

Segundo o coordenador do departamento do Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, o estímulo para tornar um projeto como esse itinerante é uma tentativa de transformar o acesso à cultura em uma política pública. “Acreditamos que os hospitais precisam acolher seus pacientes de forma integral e não tratar apenas a doença que traz a criança e o adolescente para a internação. Por isso, investimos muito nessas atividades”, observa.

Patrocínio
O projeto Ciranda das Artes é viabilizado por meio da Lei Rouanet e patrocinado pelas empresas ExxonMobil Business Support Centre Brasil Ltda., ExxonMobil Química Ltda. e Raia Drogasil S/A.

Sobre a CGC-CSA
A empresa de marketing cultural e social CGC-CSA tem como foco projetos de arte, com destaque para acessibilidade. Ela abre novos espaços de atuação, promove e incentiva o acesso à cultura, valoriza artistas nacionais e contribui para a formação de plateia, levando a arte para toda a comunidade, especialmente crianças, adolescentes e familiares do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba (PR). A empresa desenvolve seus projetos culturais partindo da certeza de que a arte inclui e transforma.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais