Pequeno Príncipe conquista Residência Multiprofissional - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Pequeno Príncipe conquista Residência Multiprofissional

    Credenciamento de 33 vagas em quatro áreas amplia formação de profissionais de Saúde na instituição
    12/12/2012

    Após rigoroso processo de análise por parte dos ministérios da Saúde e da Educação, o Complexo Pequeno Príncipe obteve credenciamento e vai oferecer 33 vagas de Residência Multiprofissional em 2013, para estudantes formados nas áreas Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Psicologia.

    “A autorização torna o Pequeno Príncipe um centro ainda mais completo de formação de profissionais de Saúde”, afirma Izabel Meister Coelho, coordenadora Comissão de Residência Multiprofissional.

    Referência em saúde infantojuvenil, o Pequeno Príncipe oferece há 35 anos residência em áreas médicas (são 14 no total, entre elas pediatria, cardiologia e UTI). O Complexo atua em três eixos: assistência (com o Hospital), ensino (Faculdades) e Pesquisa (Instituto). “A residência é o que mais aproxima a assistência do ensino”, resume Izabel.

    A maior parte (24) das novas vagas será oferecida para Enfermagem. O processo seletivo dos estudantes deverá ser aberto em janeiro. Os selecionados começarão as atividades em março do ano que vem.

    Os cursos têm nível de especialização e duração de dois anos, ao longo dos quais haverá cerca de cinco mil horas de formação. Os residentes do programa receberão bolsas de estudo, pagas pelo Ministério da Educação, no valor de R$ 2.338,00 por mês.
    Até conceder o credenciamento os ministérios fazem um pente-fino na instituição, analisando infraestrutura, corpo docente e condições de ensino. Muitas escolas não conseguem atender as exigências.

    Um dos principais itens apurados pelo MEC é que os profissionais atuem em toda a rede de Saúde – e não apenas dentro do hospital. “Eles irão passar pelas Unidades de Saúde de Curitiba e de São José dos Pinhais [parceiro no projeto], pela rede hospitalar e pelos ambulatórios”, diz Izabel. “O objetivo é formar profissional para trabalhar com crianças e adolescentes em toda rede de atenção, promoção, prevenção, assistência e reabilitação.”
    Izabel acredita que haverá intensa disputa pelas vagas de Residência Multiprofissional. Além da bolsa atraente durante o curso, há uma grande demanda de profissionais que se formam nas quatro áreas – só em Curitiba são 13 escolas de nível superior em Enfermagem.

    “Nossa intenção é ampliar cada mais mais, e com muita qualidade, o cuidado e proteção à criança e ao adolescente”, afirma Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe.

    + Notícias

    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    02/04/2024

    TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

    A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
    Ver mais