Ziviani

Complexo, Hospital

Pequeno Príncipe celebra o Dia Nacional de Doação de Órgãos

Referência em transplante pediátrico no Paraná, Hospital reforça a importância dos doadores manifestarem publicamente o desejo de doação

selo_doacao_orgaosO dia 27 de setembro é lembrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Como captador e receptor de órgãos para transplantes, o Pequeno Príncipe incentiva o engajamento da sociedade nesta causa que ajuda a salvar milhares de vidas.

Desde 1989, o Hospital realiza transplantes. Hoje, são captados e recebidos órgãos como rim, fígado e coração, além de tecidos como medula óssea e ossos. Em 2014, foram realizados 167 transplantes no total, sendo 29 de órgãos, 120 de tecidos e 18 de medula óssea.

Transplantes de órgãos no Brasil
Em janeiro deste ano, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgou dados sobre a doação de órgãos no Brasil em 2014. O país registrou um crescimento nas doações e transplantes de órgãos. No total, foram 7.898 órgãos doados no ano passado, 3% a mais que em 2013.

O número de doadores também subiu de 13,5 por milhão de pessoas para 14,2 por milhão. Mesmo assim, o dado não atingiu a meta proposta pela associação, que era de pelo menos 15 por milhão. Até 2017, o objetivo da entidade é alcançar 20 doadores para cada milhão de pessoas.

 

CIHDOTT

A instituição mantém a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). A comissão se trata de um grupo multiprofissional que tem como responsabilidade contatar a família do paciente com morte encefálica, explicar como funciona a doação de órgãos, quais os benefícios que ela gera e como os familiares devem proceder para autorizar. Com o trabalho da CIHDOTT, o processo de doação funciona de maneira mais ágil e eficiente, além de atuar de acordo com os parâmetros éticos e morais.

+ Notícias

Cissa Guimarães traz alegria e carinho a pacientes e seus familiares

A tarde desse sábado, dia 10, foi bastante movimentada em diversas áreas do Hospital Pequeno Príncipe pela presença de uma artista renomada. Com uma das vozes mais conhecidas da televisão brasileira, Cissa Guimarães trouxe mensagens de esperança e carinho para crianças e adolescentes em tratamento no Pequeno Príncipe e seus familiares. Em todos os corredores […]

Faça sua doação