Pacientes internados no Pequeno Príncipe recebem o livro ‘Jardins Imaginários’ - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes internados no Pequeno Príncipe recebem o livro ‘Jardins Imaginários’

A obra para colorir trabalha a imaginação dos leitores e foi pré-lançada na instituição
09/06/2017

Preocupado em aliar arte e cultura à rotina das crianças e adolescentes que passam pelo Hospital Pequeno Príncipe todos os dias, na manhã desta quinta-feira, dia 8, os pacientes internados na instituição receberam em primeira mão o livro “Jardins Imaginários”, de Elza Forte da Silva Carneiro e Delphine Lacroix, com ilustrações do artista plástico, André Mendes.

O projeto, viabilizado pela Lei Rouanet e patrocinado pela ExxonMobil, tem o Pequeno Príncipe como instituição beneficiada.  Além da renda dos livros, que será revertida para os trabalhos em assistência do Hospital, a obra também garantiu sorrisos, diversão e chamou a atenção dos meninos e meninas. “O livro é um convite à imaginação e as crianças reagiram de forma muito bonita às ilustrações: elas estão pintando de acordo com o coração. Todos os jardins são, por natureza, imaginados. Todo jardim existente vive da incessante força da perenidade e do sopro do momento. Eles nos servem como espelhos de nossa subjetividade”, refletiu a autora, Elza.

Com o intuito de reforçar a relação do homem com a terra e os monumentos vivos, “Jardins Imaginários” utiliza figuras de linguagem da literatura de Saint-Exupéry, autor do livro “O Pequeno Príncipe”, com jardins reais, que vão desde o Jardim Botânico do Rio de janeiro até a o Jardim de Maria Antonieta, um dos mais famosos do mundo, localizado na França. E, a partir dessas histórias, o livro foi ilustrado. “Recebi as histórias das autoras e senti o que elas queriam transparecer. Mas quando estamos criando, o processo é de uma forma, estar aqui hoje é outro processo. E ver as crianças colorindo é um presente. Agora eles são novos jardins”, apontou o artista plástico e ilustrador da obra, André Mendes.

Manusear o livro encantou os pacientes e seus familiares. “As crianças não sabem ao certo o que estão fazendo aqui, mas sofrem por estarem perdendo alguma coisa do mundo lá fora, de certa forma. Com esse livro que meu filho ganhou hoje, percebi que ele está mais humorado e aprendeu coisas novas. Este é o Hospital mais humanizado que conheço!”, contou Juliana do Nascimento, mãe do Lucas, de 6 anos.

Você sabia?
De acordo com dados do IBGE, o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta. São mais de 103.870 espécies animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas. E diante de tamanha vivacidade, até o físico alemão Albert Einstein, que veio ao Brasil em 1925, se rendeu. Encantado com a flora, ele quis abraçar a árvore jequitibá-rosa, presente no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. E descreveu esse fato em seu diário como “um dos maiores acontecimentos que teve mediante impressões visuais no Brasil”. Essa e outras histórias e curiosidades estão presentes no livro para colorir “Jardins Imaginários”, expostas de forma lúdica, criativa e colorida.

Lançamento
O livro “Jardins Imaginários” será lançado no dia 21 de junho (quarta-feira), às 18h30, no Quintana Café e Restaurante (Avenida do Batel, 1.440), que tem estacionamento conveniado ao lado. No lançamento, a obra custará R$ 15 e depois estará disponível na loja de produtos sociais do Hospital a R$30. A renda será revertida integralmente aos serviços de assistência do Pequeno Príncipe.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais