10

Pacientes do Pequeno Príncipe participam da oficina “Dicionário dos Sentimentos”

Crianças e adolescentes terão suas experiências e desenhos usados como inspiração para um livro

3

Uma atividade mais que especial mudou a rotina dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe nas tardes de quinta-feira no últimos mês. Crianças e adolescentes foram convidados a compartilhar sentimentos e muita criatividade na oficina “Dicionário dos Sentimentos”, promovida pela autora Fernanda Salgueiro.

A ação fez com que a garotada dividisse suas impressões sobre sentimentos como amor, felicidade, ciúme, orgulho e gratidão através de depoimentos e de ilustrações. O resultado do projeto será um livro inspirado nas oficinas, que também será realizada em escolas, bibliotecas e outros espaços educativos de Curitiba e Campo Grande (MS).

A obra será elaborada a partir de atividades de incentivo à leitura, nas quais foram abordados conceitos e percepções a respeito de diferentes sentimentos com as crianças e adolescentes de diversas culturas, proporcionando momentos de encantamento, ampliação de conhecimento e aproximação com o mundo da leitura. Durante as oficinas, foi apresentado todo o processo de produção do livro, desde a imaginação até a publicação.

10

A paciente Sara amou as tintas e o poder de liberdade na oficina. Ao lado da mãe, as duas uniram inspiração e pintaram sorrisos, pessoas e corações. O momento foi de muita sintonia e bons sentimentos.

Alcioni Stadler, mãe do pequeno Lucas, em tratamento no Hospital, afirma que a atividade distrai as crianças que passam tanto tempo na cama. “Ajuda esquecer os problemas e colabora com o tratamento, enfim, nos lembra de ser feliz”.

Emanuelle Vitória, de 9 anos, participou de todas as oficinas realizadas no Pequeno Príncipe e expõe em seu quarto todos os desenhos e histórias produzidas durante as atividades. “Gosto de desenhar e pintar de tudo, mas tenho um especial: A borboleta fiz especialmente para a Dra. Marina, quando tiver alta, vou entregar para ela”, contou animada.

0505

Sobre o projeto

O projeto Dicionário de Sentimentos é viabilizado pela Lei Rouanet e está alinhado com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) que busca promover a democratização do acesso ao livro por meio de diferentes ações. Tem como proponente Fernanda Salgueiro e é patrocinado pelas empresas Multilit, Nórdica Veículos e Michael Page.

+ Notícias

Faça sua doação