Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe conhecem a riqueza da cultura indígena - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pacientes do Hospital Pequeno Príncipe conhecem a riqueza da cultura indígena

Grupo Towê Fulni-ô, de Pernambuco, fez uma apresentação especial na instituição
13/04/2018
A apresentação trouxe a cultura indígena para os pacientes do Pequeno Príncipe.

Únicos indígenas a manter viva sua língua nativa no Nordeste do Brasil, as tradições e a história dos Fulni-ô conquistaram pacientes, familiares e colaboradores do Hospital Pequeno Príncipe na manhã desta sexta-feira, dia 13. “A gente fica emocionado de estar em um lugar que têm crianças que precisam de ajuda. É sempre bom a gente estar aqui e fazer uma saudação com a mãe terra para que tudo se ilumine na vida das nossas crianças”, fala Towê, líder do grupo Towê Fulni-ô.

A apresentação, que faz parte do projeto cultural “Que Pira é Essa?”, permite uma imersão na cultura indígena. A apresentação foi realizada a convite de José Álvaro da Silva Carneiro, diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe.

O grupo Towê Fulni-ô, que canta e dança a música sagrada de sua cultura, conquistou a atenção de todos. “Muitas crianças nunca viram um índio de perto e é bom a gente vir fazer esse trabalho para que eles saibam que existe o índio e tenham um contato”, reitera Towê.

Sobre o projeto “Que Pira é Essa?”
O projeto “Que Pira é Essa?”, viabilizado pela Lei Rouanet, prevê a edição e publicação do livro de mesmo nome, fruto de uma incursão pelo universo das culturas indígenas e sua presença na língua portuguesa  falada no Brasil na contemporaneidade. Tendo como ponto de partida o vocábulo de origem tupi-guarani pira (peixe), o livro irá propor uma viagem lúdica pela influência indígena no português falado no Brasil, percorrendo de forma divertida alguns nomes de lugares, coisas e animais. O projeto também ofereceu, aos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe e seus familiares, oficinas artísticas com inspiração na arte desenvolvida pelos povos indígenas do Brasil. As oficinas, realizadas no Setor de Educação e Cultura da instituição, tiveram início no ano de 2017 e terminam no dia 28 de fevereiro de 2018. A iniciativa conta com os seguintes patrocinadores: Andali, Nipponflex, Ciapetro, Comtrafo, Agrícola Horizonte, Metisa, Nórdica Veículos, Tratornew, Tintas Vergínia, Aços Continente, Gemu, Fiorelo Pergoraro e Ravato.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais