Complexo, Doe, Gols Pela Vida, Hospital, Instituto de Pesquisa

Oficina traz a magia do teatro para o Hospital Pequeno Príncipe

Nas atividades, os pacientes, pais ou responsáveis têm contato com a dramaturgia e aprendem como escrever uma história

Com as oficinas, pacientes e pais/responsáveis descobrem o universo da dramaturgia e desenvolvem suas histórias.

O projeto “Tempo de Formação Teatral”, que tem o Hospital Pequeno Príncipe como instituição beneficiada, promove uma aventura inesquecível pelo mundo das artes cênicas. Nas oficinas, realizadas no Setor de Educação e Cultura (Educ) da instituição,  os pacientes, pais ou responsáveis têm contato com a dramaturgia e aprendem como escrever uma história. “A dramaturgia nasce de textos voltados para o teatro. Nós usamos um jogo para ajudar a criança a se desenvolver, caso ela tenha vergonha, e também para estimular a imaginação. Fazemos igual no teatro, de maneira coletiva”, afirma a orientadora da atividade, Ailén Roberto. A artista também destaca que o trabalho em equipe é muito importante. “Todos tentam achar uma solução para resolver o problema e finalizar a história”, conclui.

Na oficina, com o auxílio de um jogo de cartas, que possui a descrição de personagens, lugares e características, a história vai sendo criada. Cada integrante tira uma carta por vez e pode usá-la ou deixar a imaginação fluir. O segundo passo é desenhar, pintar e criar uma capa para o livro.

Repercussão

Mabily Lorana Souza, 9, foi uma das autoras da história e adorou. “Gostei muito de participar da oficina, de fazer um livro e desenhar. Vou contar a história para o meu irmão”, finaliza.

Otavio Augusto Portela, 10, participou da oficina e pretende voltar outras vezes para criar novas histórias. “Além de criar um livro, o que eu mais gostei foi de desenhar e quero participar mais vezes”, afirma.

 

Sobre o projeto 

Viabilizado pela Lei Rouanet, o projeto “Tempo de Formação Teatral” tem como proponente a trupe Ave Lola e prevê a realização de 20 ações junto às crianças do Hospital Pequeno Príncipe ao longo do ano de 2019. As oficinas têm o objetivo de ampliar o conhecimento dos pacientes sobre diferentes áreas do teatro, levando-os a descobrir a importância deste segmento artístico por meio de atividades lúdicas e educativas.

+ Notícias

Faça sua doação