Oficina de desenho estimula a imaginação dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Oficina de desenho estimula a imaginação dos pacientes do Hospital Pequeno Príncipe

Com uma segunda rodada de oficinas, o projeto “O Menino Quadradinho e o Tempo das Palavras” continua sua atuação no Hospital Pequeno Príncipe, instituição beneficiada pela iniciativa
27/03/2019

O projeto “O Menino Quadradinho e o Tempo das Palavras”, que beneficia o Hospital Pequeno Príncipe,  ganhou uma nova fase. Nesta etapa, uma oficina de desenho, desenvolvida no Setor de Educação e Cultura da instituição, foi lançada com o intuito de estimular a arte na vida dos pacientes.

A oficina permitiu a interação entre pais e pacientes.

A ideia é que os participantes conheçam um pouco da rotina do trabalho de um ilustrador. “Hoje nós trouxemos um personagem que se alimenta de histórias. O objetivo é que uma oficina alimente a outra e assim forme uma narrativa”, afirma Gustavo Caboco, um dos artistas responsáveis pela oficina.

A oficina, que é viabilizada por meio da Lei Rouanet, despertou a imaginação dos pacientes, pais ou responsáveis, que precisaram alimentar um  “jacaré” com muitas histórias. Cada um desenhava o que vinha na imaginação e depois o réptil “devorava” todos os desenhos.

Repercussão 
Maria Rafaely Mendes, 4, sempre participa das oficinas do Hospital. “Eu quero voltar mais uma vez. Desenhei um jacaré que come letras e que vai comer todo mundo. Eu gostei muito de desenhar”, afirma.

Valentina Pacenko Machado, 7, desenhou um unicórnio, que é o seu personagem preferido. “Gostei bastante de participar. Eu desenhei um chifre de unicórnio, eu gosto tanto de unicórnio que tenho dois. Minha mãe me ajudou em alguns desenhos”, conta
Victor Hugo, 9, deixou a imaginação fluir e criou um robô. “Desenhei um robô da revolução das máquinas. As máquinas estão tendo mentes próprias, elas conseguem pensar sozinhas e foi por isso que desenhei elas”, conclui.

A ideia é que os participantes conheçam um pouco da rotina do trabalho de um ilustrador.
Sobre o projeto
O projeto “O Menino Quadradinho e o Tempo das Palavras”, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), deu vida a um espetáculo teatral musicado de mesmo nome, a partir de texto adaptado da obra de Ziraldo – “O Menino Quadradinho”. No Hospital Pequeno Príncipe, o projeto realizou oficinas práticas de diferentes técnicas e linguagens, como música, teatro e artes visuais. Essas vivências artísticas tiveram como fio condutor a história “O Menino Quadradinho” e proporcionaram aos pacientes do internamento da instituição um mergulho no universo desta história, representativa da literatura brasileira para o público infantojuvenil. Em 2019, o projeto amplia suas ações oferecendo mais  oficinas no Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais