Complexo, Hospital

O universo lúdico é saudável para as crianças

O mundo da fantasia auxilia no desenvolvimento cognitivo, exercita a linguagem e estimula a criatividade dos meninos e meninas

As pegadas no chão e os ovos coloridos escondidos por toda a casa alertam: chegou o coelhinho. O domingo de Páscoa, celebrado neste dia 16, vem recheado de muita fantasia e imaginação para a criançada. De acordo com o psicólogo do Hospital Pequeno Príncipe, Bruno Mäder, criar a atmosfera lúdica é importante para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos.

Logo, acreditar no coelhinho da Páscoa ou em personagens fantásticos pode ser muito saudável. “É uma tradição cultural importante, pois certamente haverá uma confraternização familiar e uma rica troca de experiências”, destaca o psicólogo. Além disso, o mundo imaginário auxilia na construção do pensamento simbólico, nas representações mentais, exercita a linguagem e estimula a criatividade.

O ideal é que a crença nos personagens dure até os 5 ou 6 anos. “Depois disso, é natural que as crianças já comecem a se questionar. E sempre que eles perguntarem, é legal entender de onde vem a informação e como eles reagem a ela”, explica o especialista. “É motivo de preocupação apenas quando ocorrer a recusa da realidade, acompanhada de insatisfação e insegurança”, completa.

+ Notícias

Faça sua doação