Informações sobre vacina pneumocócica

Confira a nota de esclarecimento do Hospital Pequeno Príncipe

Diante das diferentes informações publicadas em rede social no dia de hoje, 7 de abril de 2017, por iniciativa individual de um profissional não representante do Hospital Pequeno Príncipe, a instituição esclarece:

– Atualmente, existem dois tipos de vacinas disponíveis para combater a infecção pneumocócica (responsável por pneumonia, meningite e otite, entre outros), as vacinas pneumocócicas 10 valente (VPC 10) e 13 valente (VPC 13).

– Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), a vacina VPC 10 previne 70% das doenças graves causadas por 10 diferentes tipos de pneumococos (bactérias).

– Já a vacina VPC 13, previne em média 90% das doenças graves causadas por 13 tipos de bactérias.

– As duas vacinas são licenciadas pela ANVISA e ambas são consideradas adequadas ao perfil epidemiológico (das doenças) no Brasil.

– Ambas são feitas com bactérias inativadas, portanto, não podem causar a doença.

– Elas são indicadas para crianças entre 2 meses e 6 anos e pacientes de grupo de risco.

– O Plano Nacional de Imunização (PNI) adotado no Brasil possui um dos calendários mais completos do mundo e o país é líder na América Latina no campo da vacinação. O PNI indica aplicação da VPC 10 em duas doses (2 e 4 meses) e reforço, preferencialmente, aos 12 meses. Crianças entre 12 meses e 4 anos, que não tenham tomado as duas doses iniciais, têm acesso, gratuitamente, à dose única.

O Pequeno Príncipe enfatiza que não compactua com a divulgação de situações pontuais, sem o caráter educacional ou com o intuito de orientar a sociedade, ou ainda, que possam causar alarmes desproporcionais.

 

 

+ Notícias

Faça sua doação