Complexo, Hospital

Neurologista do Pequeno Príncipe participa do Seminário de Conscientização das Doenças Raras

O evento, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná, reuniu instituições governamentais, entidades de saúde e associações de pais engajadas no assunto

Foto: Pedro de Oliveira / Alep

A neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mara Lúcia Schimitz Ferreira Santos, participou do Seminário de Conscientização das Doenças Raras, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná no dia 22 de fevereiro. A médica ressaltou a importância da representação e resiliência dos pais no combate às enfermidades.

Foto: Pedro de Oliveira / Alep

Segundo a especialista, ao conviver com as doenças, os pais aprendem a arte de viver. “Independentemente do sofrimento e de estarem frequentemente em hospitais, os pais se mantêm felizes e solidários. Eles são os verdadeiros responsáveis pela divulgação das enfermidades consideradas raras”, destacou a neurologista.

O evento foi alusivo ao Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado internacionalmente em 29 de fevereiro – este ano celebrado no dia 28 –, e reuniu representantes de diversas instituições governamentais, entidades de saúde e associações de pais, além da deputada estadual Maria Victoria Borghetti Barros, defensora da causa, e do Coordenador de Gestão do Núcleo Estadual do Paraná do Ministério da Saúde, Alexandre Teixeira.

Na ocasião, também palestraram o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Juliano Schmidt Gevaerd, a farmacêutica bioquímica e mestre em Saúde da Criança e do Adolescente, Mouseline Torquato Domingues, e a representante do Grupo Paraná de Doenças Raras, Daiane Kock.

+ Notícias

Faça sua doação