Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 13 anos de estudos científicos em prol da vida - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe completa 13 anos de estudos científicos em prol da vida

    Os trabalhos contribuem, de forma inovadora, para diagnósticos precoces, tratamentos mais assertivos e a diminuição da mortalidade infantojuvenil
    26/04/2019
    Parte da equipe do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe: ciência em favor da saúde infantojuvenil.

    O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega ao 13º aniversário nesta sexta-feira, dia 26, reforçando seu compromisso com a causa da saúde infantojuvenil. Mais de uma centena de estudos foram realizados e  contribuem para assegurar, além do diagnóstico precoce,  métodos de tratamento mais assertivos e a diminuição da mortalidade infantojuvenil.

    Unidade de pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe, o Instituto é a prova de que o investimento em ciência gera novas oportunidades para salvar vidas. O campo do conhecimento científico influencia a prática médica, assim como esta provoca questões a serem pesquisadas, enquanto a educação de profissionais de saúde dissemina o conhecimento sistematizado e se abre para novas perspectivas, tudo em sinergia.

    A ousadia de investir em ciência tornou-se uma realidade em 2006 e hoje, 26 de abril de 2019, ano do centenário da instituição, o Pequeno Príncipe tem muito a celebrar. No Brasil, no entanto, ainda não há uma cultura estabelecida de incentivos à pesquisa e o país investe em ciência, tecnologia e inovação menos de 1% do PIB. O Ministério da Ciência e Tecnologia investiu R$ 8,7 bilhões em 2010. Já este ano a pasta deve receber R$ 2,9 bilhões.

    “Fazer pesquisa é um desafio no Brasil, mas o Pequeno Príncipe, pioneiramente, tem mostrado resultados que comprovam que investir em estudos científicos voltados à saúde infantojuvenil transforma e salva vidas”, ressalta a diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.
    Aliar assistência em saúde, ensino e pesquisa faz parte do DNA do Pequeno Príncipe. “Nosso compromisso é colocar os avanços tecnológicos a serviço da vida e da qualidade de vida de toda a população infantojuvenil”, completa Ety Cristina Forte Carneiro.

    + Notícias

    22/04/2024

    Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

    Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    Ver mais