Pequeno Príncipe realiza exames para diagnóstico do coronavírus (COVID-19) pelo sistema drive-thru e por coleta domiciliar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Pequeno Príncipe realiza exames para diagnóstico do coronavírus (COVID-19) pelo sistema drive-thru e por coleta domiciliar

Laboratório da instituição oferece o Teste Rápido e o exame RT-PCR para crianças, adolescentes e adultos. Testes precisam ser agendados e são realizados na modalidade particular e por meio de convênios contratualizados (este somente para RT-PCR)
29/06/2020

Desde o início de abril, o Hospital Pequeno Príncipe tem realizado exames para o diagnóstico do coronavírus (COVID-19) em pacientes, seus familiares, profissionais da saúde e demais colaboradores que atuam na instituição. A partir de agora, o Hospital passa a oferecer os testes para a comunidade. Estão disponíveis o Teste Rápido e o exame RT-PCR (Pesquisa Qualitativa de SARS-CoV-2) para crianças, adolescentes e adultos, na modalidade particular e por meio de convênios contratualizados (por planos de saúde, somente RT-PCR).

De acordo com a diretora executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, a instituição conta com profissionais qualificados e tecnologia de ponta, além de seguir rígidos protocolos de segurança. “Em um primeiro momento, priorizamos o público interno do Hospital, os pacientes, o corpo clínico e nossos colaboradores, com foco em preservar a saúde das nossas equipes e garantir a força de trabalho no enfrentamento ao coronavírus. Agora, estamos prontos para estender esse serviço à comunidade”, afirma.

Ety ressalta que o Laboratório de Análises Clínicas e o Laboratório Genômico – responsáveis pela análise dos materiais coletados – estão sendo muito importantes neste momento de pandemia da COVID-19, agilizando a realização dos exames para o diagnóstico da doença. “Esta agilidade é imprescindível para contribuirmos para a contenção do avanço do coronavírus e para oferecermos um tratamento adequado às crianças e aos adolescentes que nos procuram. Vale ressaltar também que, assim como em outras enfermidades, o diagnóstico precoce da COVID-19 é fundamental para salvar vidas”, observa.

Formas de atendimento para coleta
O Pequeno Príncipe oferece, pelo sistema drive-thru – no pátio do prédio histórico César Pernetta –, por coleta domiciliar e no próprio Laboratório de Análises Clínicas, o Teste Rápido – para detecção de anticorpos, indicado para quem tem sintomas ou suspeita de contágio há pelo menos 14 dias – e o RT-PCR – este com análise realizada pelo Laboratório Genômico para a detecção direta do vírus em secreção respiratória, sendo recomendado para quem tem sintomas há três dias. Os laudos com os resultados podem ser consultados pela internet em até uma hora após a coleta do material para o Teste Rápido e em até 48 horas após a coleta para o RT-PCR.

A diretora executiva do Hospital explica que o Teste Rápido realizado pelo laboratório da instituição tem importantes diferenciais, como a forma da coleta de sangue, que garante mais assertividade. “A maioria dos exames desse tipo determina os anticorpos totais. No Pequeno Príncipe, após a coleta de sangue por punção venosa [periférica], o material coletado passa por centrifugação, e são identificadas as imunoglobulinas IgM e IgG separadamente. Esse processo confere mais confiabilidade ao resultado do teste”, destaca Ety.

Passo a passo
Para garantir a segurança e a comodidade de quem for fazer os exames, é preciso agendar a realização dos testes. No dia e horário marcados, a pessoa deve dirigir-se ao pátio do prédio histórico César Pernetta (entrada pela Rua Desembargador Motta, esquina com a Avenida Silva Jardim), receber a equipe do laboratório no seu domicílio ou ir ao laboratório usando máscara e tomando os cuidados recomendados para esta época de pandemia. O pagamento pode ser realizado antecipadamente ou no momento do atendimento e pode ser parcelado em até três vezes no cartão de crédito.

Canais para agendamento
O agendamento dos exames para diagnóstico da COVID-19 é feito pelo telefone (41) 3310-1131. Também é possível enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (41) 99710-2782 ou um e-mail para atendimentolab@hpp.org.br. Para mais informações, clique aqui.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais