Hospital Pequeno Príncipe dá início à 1.ª Semana de Bioética - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe dá início à 1.ª Semana de Bioética

A abertura do evento nesta segunda-feira, dia 19, contou com quase 100 colaboradores de diferentes setores da instituição
20/03/2018


O Hospital Pequeno Príncipe integra o seleto grupo de hospitais brasileiros que contam com o apoio de um Comitê de Bioética. Com o objetivo de aconselhar, consultar e discutir questões relacionadas ao paciente considerando todos os aspectos que envolvem o tratamento, o grupo multidisciplinar também promove ações que disseminem a bioética hospitalar. Uma delas é a 1.ª Semana de Bioética que, em sua abertura, reuniu quase 100 colaboradores nessa segunda-feira, dia 19.

Tendo como princípios respeito à autonomia, não-maleficência (não causar mal ou dano ao outro) e beneficência (prevenir danos ao próximo), o Comitê de Bioética reflete sobre conflitos éticos recorrentes na comunidade hospitalar. O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, ressaltou a trajetória da instituição no processo de institucionalização da bioética. “Trouxemos para dentro do Hospital um curso sobre o tema para desenvolver a ideia de um Comitê permanente. Algumas situações precisam de um olhar diferenciado.”

Para o diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, a Bioética abre um espaço para a reflexão ética e de diálogo entre as diversas especialidades do conhecimento científico. “Vale ressaltar que é preciso uma reflexão moral em todas as nossas atitudes, pois diz respeito ao futuro das próximas gerações. No âmbito da pediatria, acredito que esse assunto nos faz aprender a respeitar, com o dever de proteger o vulnerável”, apontou.

Bioética em pauta
A presidente do Comitê de Bioética Hospitalar e coordenadora do Serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital, Flora Mitie Watanabe, destacou que o Comitê é multiprofissional e multidisciplinar, com o objetivo de fazer com que todos estudem, trabalhem e cresçam juntos. “Temos o dever de cuidar das crianças e tomar atitudes com o assentimento delas. É necessário pensar e sentir os valores do outro e que o interesse da criança seja protegido pelos profissionais pensando na melhor solução.”

“Podemos considerar esse tema como uma revolução, pois trabalha com uma nova visão de mundo. Acredito que a construção de confiança com a instituição e paciente aprimora a beneficência, prevenindo danos ao próximo”, enfatizou o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR, Mário Antônio Sanches, que também integra o Comitê como membro convidado.

A Bioética no Paraná acompanha o desenvolvimento da Bioética no Brasil, com atividades educativas sendo organizadas desde o início da década de 1990. A presidente da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná – gestão 2017-2019 – e diretora-geral da Faculdades Pequeno Príncipe, Patrícia Maria Forte Rauli, contextualizou a trajetória do tema no estado. “Por fim deixo um pensamento, que é nosso compromisso defender a vida, desenvolver a ciência com consciência e utilizar a reflexão ética com base nos valores fundamentais”, finalizou.

+ Notícias

18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
07/03/2024

Como trabalhar a autoestima da criança?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas para as famílias auxiliarem os pequenos nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento saudável
05/03/2024

É dengue, COVID-19 ou gripe? Veja as diferenças!

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas e quando levar a criança ou o adolescente a um serviço de emergência
01/03/2024

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 convidados em uma noite de comemoração
Ver mais