Há quase três décadas, o ECA transforma a realidade das crianças e adolescentes brasileiros - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Há quase três décadas, o ECA transforma a realidade das crianças e adolescentes brasileiros

Muitas das normas estabelecidas pela Lei 8.069, sancionada no dia 13 de julho de 1990, já faziam parte da rotina do Hospital Pequeno Príncipe
12/07/2019

Há quase três décadas, o Estatuto da Criança e do Adolescente surgiu para garantir direitos fundamentais às meninas e meninos brasileiros. A Lei 8.069, sancionada no dia 13 de julho de 1990, prioriza normas que favoreçam o acesso à saúde, educação, cultura, além de assegurar a garantia da liberdade, da convivência familiar, entre outras questões.
Em seu 29º aniversário, fica o desafio a toda sociedade de fazer valer na prática o ECA. Precursor de políticas públicas, o Hospital Pequeno Príncipe colocou em ação muitas dessas medidas bem antes da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, o documento é um marco. “É uma lei que impulsiona o movimento por uma sociedade melhor e mais justa para as crianças e adolescentes do Brasil”, destaca.
Desde que foi instituído, o ECA recebe críticas por parte daqueles que não conhecem a lei profundamente. Engana-se quem pensa que ele não prevê também o cumprimento de deveres. “Por exemplo, se toda criança e todo adolescente têm direito à educação, eles têm o dever de ir à escola”, explica Thelma Alves, assessora e ex-secretária de Estado da Criança e da Juventude.

O Pequeno Príncipe faz a sua parte na promoção dos direitos dos meninos e meninas. A instituição oferece atendimento pediátrico com excelência técnico-científica em mais de 30 especialidades médicas, além de práticas de humanização, que garantem o acesso à educação, à cultura e à convivência familiar com a presença de um acompanhante durante o período de internamento.

Descubra como o ECA funciona na rotina diária do Pequeno Príncipe. Faça também sua parte para garantir o cumprimento desta lei tão importante para o pleno desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais