Há 99 anos, o Hospital Pequeno Príncipe cuida das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Há 99 anos, o Hospital Pequeno Príncipe cuida das crianças

Neste 26 de outubro, aniversário da instituição, confira histórias que revelam detalhes dessa trajetória repleta de amor, humanização e inovação
26/10/2018

A história do Hospital Pequeno Príncipe se confunde com a de milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Hoje, 26 de outubro, a instituição celebra 99 anos e muitos pacientes já se tornaram pais, mães e até mesmo avós. O amor e o cuidado ao próximo sempre fizeram parte dessa trajetória quase centenária, que resulta, diariamente, em cada vez mais humanização e inovação.

Maria Izabel Wendrechovski, de 38 anos; Jhennifer Richter, de oito; e Laura Luiza da Silva, de cinco meses, vivem momentos diferentes das suas vidas, mas algo as une de uma forma muito especial: todas receberam atendimento no maior hospital pediátrico do Brasil.

“Se não fossem as cirurgias que fiz nos meus primeiros anos de vida, eu não estaria aqui e não seria uma pessoa tão feliz”, afirmou Maria. Jhennifer contou que gosta muito do Hospital, porque sabe que vai ficar bem. “Você acredita que as enfermeiras até brincam de boneca comigo?”, disse. Laura ainda não sabe falar, mas seu pai, Christopher da Silva, expressou sua gratidão ao Pequeno Príncipe: “Essa instituição mudou a nossa vida. Vejo a Laurinha como uma futura pediatra, cuidando de quem precisa, assim como fizeram conosco”, relatou.

Seja no passado, no presente ou no futuro, o Hospital Pequeno Príncipe já transformou muitas vidas e continua sempre fazendo mais e melhor em prol da infância e da adolescência. Filantrópica, a instituição, que nasceu pela união de mulheres voluntárias e de profissionais engajados com a causa da saúde infantojuvenil, destina hoje até 70% da sua capacidade de atendimento ao SUS e é referência nacional em pediatria.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe
Em sua trajetória de quase 100 anos, o maior hospital pediátrico do Brasil é destaque em mais de 30 especialidades médicas, sendo reconhecido em vários procedimentos de alta e média complexidade. Aliando a excelência técnico-científica ao  cuidado integral e humanizado, o Pequeno Príncipe tornou-se pioneiro e precursor de ações que se tornaram políticas públicas.

Apenas em 2017, foram realizados aproximadamente 305 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias, 22 mil internações e 213 transplantes (1 – coração; 33 – medula óssea; 15 – rim; e 164 – tecido ósseo). Com a grave crise vivida por hospitais filantrópicos e o subfinanciamento verificado na área da saúde, o apoio de empresas e cidadãos socialmente responsáveis é fundamental para sua manutenção. Atualmente, apenas 25% do orçamento do Pequeno Príncipe é proveniente do governo.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais