FPP realiza ação especial no Dia Mundial da Saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

FPP realiza ação especial no Dia Mundial da Saúde

Para celebrar a data, OMS propõe uma reflexão sobre a segurança alimentar
07/04/2015
Acadêmicos e professores da FPP participaram da ação.
Acadêmicos e professores da FPP participaram da ação.

Nesta terça-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Psicologia da Faculdades Pequeno Príncipe participaram do “Dia Saudável”, ação promovida em parceria com a lojas Daju. Eles aferiram pressão e deram orientações sobre alimentação segura e saudável para funcionários e clientes.

De acordo com a aluna Mayara Nascimento Majevski, do 7.º período do curso de Enfermagem, a participação no evento foi muito positiva. “Atender a população contribui para a minha formação acadêmica, vivência pessoal e melhor entendimento da comunidade. É uma atividade muito positiva”, destaca.

Já a Diretora Acadêmica da FPP, Ivete Palmira Sanson Zagonel, explica que a atuação dos acadêmicos em eventos que contam com a presença da comunidade reforça o sentido de responsabilidade social tão buscado pela instituição. “É de suma importância que os nossos acadêmicos possam contribuir com o repasse de informações e com a conscientização da população nos cuidados com a saúde”, enfatiza.

Segurança alimentar é tema do Dia Mundial da Saúde em 2015
A Organização Mundial da Saúde faz um alerta importante: em todo mundo, anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas morrem após ingerir comida e água contaminadas. De acordo com dados da entidade, em 2010 foram registrados pelo menos 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças de origem alimentar, além de  351 mil óbitos associados a esse tipo de problema.

Lideram a lista como principais responsáveis pelos casos  a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E. coli (37 mil mortes) — Escherichia Coli, um tipo de bactéria que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais — e o norovírus (35 mil mortes).

Em nota, a diretora-geral da OMS, Margareth Chan, destacou que a produção de alimentos sofreu um forte processo de industrialização, com distribuição globalizada, e que tais mudanças abrem caminho para a contaminação por bactérias, vírus, parasitas e produtos químicos. “Um problema local de segurança alimentar pode rapidamente se tornar uma emergência de ordem internacional. A investigação de um surto de doença de origem alimentar é muito mais complicada quando uma única embalagem de alimento contém ingredientes de diversos países”, diz.

Ainda de acordo com a OMS, alimentos contaminados podem provocar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia até o câncer. Alguns exemplos de alimentos considerados não-seguros incluem os mal cozidos de origem animal, frutas e vegetais contaminados por fezes e mariscos contendo biotoxinas.
* Com informações do Zero Hora.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais