Farmácia do Hospital Pequeno Príncipe tem trabalho diferenciado em favor da saúde infantojuvenil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Farmácia do Hospital Pequeno Príncipe tem trabalho diferenciado em favor da saúde infantojuvenil

Conheça a rotina dos profissionais que se dedicam para garantir que os medicamentos utilizados na instituição estejam de acordo com as particularidades de crianças e adolescentes
20/01/2020
O trabalho realizado na farmácia do Pequeno Príncipe é fundamental para garantir o melhor tratamento a crianças e adolescentes de todo Brasil.

A rotina de um hospital pediátrico é repleta de particularidades. No Pequeno Príncipe, por exemplo, os profissionais da área de farmácia têm a missão de fracionar doses dos medicamentos utilizados diariamente na instituição, uma vez que a maioria deles não têm apresentação própria para o público infantojuvenil.

Atualmente, cerca de 80% dos medicamentos padronizados utilizados no hospital são unitarizados de forma a atender as particularidades das crianças e adolescentes – o que significa, em média, mais de 70 mil doses mensais ou 2.300 diariamente. “Todas essas doses são conferidas uma a uma pelo farmacêutico, antes do envio para a enfermagem, visando a segurança do paciente”, observa Julliana Bianco Giuriatti Bassani, coordenadora de farmácia do Pequeno Príncipe.

A coordenadora de farmácia do Hospital Pequeno Príncipe, Julliana Bianco Giuriatti Bassani: a área conta com 74 colaboradores, sendo 11 farmacêuticos, 1 analista de suprimentos, além de auxiliares de farmácia e 7 estagiários.

A farmácia do Pequeno Príncipe conta com 74 colaboradores, sendo 11 farmacêuticos, 1 analista de suprimentos, além de auxiliares de farmácia e 7 estagiários. A área tem diferentes frentes de atividades (Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF; dose unitária; dispensação; e farmácia satélite do Centro Cirúrgico, das UTIs e das Emergências), que funcionam – em sua quase totalidade – 24 horas ininterruptamente.

Neste Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, o Hospital Pequeno Príncipe reconhece a dedicação desses profissionais para assegurar o cuidado integral oferecido a meninos e meninas de todo país. “Como atendemos pacientes de 0 a 18 anos e a diversidade de doses é imensa, a análise farmacêutica da prescrição médica é extremamente importante para que o medicamento prescrito seja realmente efetivo. Por isso, nossos farmacêuticos estão em contato direto com os médicos fazendo as intervenções farmacêuticas para os ajustes necessários de prescrição médica”, reitera Julliana Bianco Giuriatti Bassani.

Para a coordenadora de farmácia do Pequeno Príncipe, o trabalho realizado é sinônimo de motivação. “A criança representa alegria, começo de vida e futuro. Poder interferir e melhorar a condição delas trazendo alívio para a dor e cura por meio do tratamento realizado no Pequeno Príncipe nos enche de alegria e motiva a querer sempre fazer mais e melhor para quem ainda tem muito a viver”, avalia.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais