Complexo, Hospital

Encontro aborda diabetes com familiares e crianças que vivem nessa condição

O evento, realizado no Hospital Pequeno Príncipe, buscou orientar pais e filhos sobre a enfermidade que já atinge 13 milhões de brasileiros

dsc_1391Com o objetivo de compartilhar experiências e aprender um pouquinho mais sobre diabetes – uma doença que já atinge 13 milhões de brasileiros –, familiares e crianças com a enfermidade passaram uma manhã muito divertida neste sábado, dia 19, no Hospital Pequeno Príncipe. O evento faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado nessa segunda-feira, 14.

dsc_1516Por meio de teatro, música, oficina de culinária e bate-papos, os meninos e meninas tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o diabetes e ainda receber algumas dicas de médicos, nutricionistas e psicólogos da instituição.  “Esse é um momento precioso, pois conseguimos ouvir os pais e entender o que eles estão passando. Aproveitamos também para dar orientações sobre a doença às crianças de uma forma lúdica. A ideia é que elas se sintam especiais, verdadeiros príncipes e princesas desse encontro”, destacou a médica responsável pelo Serviço de Endocrinologia do Pequeno Príncipe, Rosângela Réa.

Para Gisele de Fátima Pereira, mãe da Isadora Pereira Burch, de 7 anos, o encontro foi essencial para debater sobre a enfermidade com pessoas que vivem a mesma condição. “Foi fantástico. Desde o diagnóstico da Isa eu nunca tinha conversado com famílias que também têm que lidar com o diabetes. Achei muito importante, porque minha filha pôde ver que ela não está sozinha, que muitas crianças também têm a doença”, apontou.

dsc_1395Manual sobre diabetes

Os pais que participaram do evento também puderam levar para casa um manual com informações básicas que buscam orientar, confortar e auxiliar nos cuidados de rotina e hábitos de vida adequados aos limites e possibilidades do diabetes.  Genilda Cândido Miguel, que acabou de receber o diagnóstico da filha no Pequeno Príncipe, ficou encantada com a iniciativa. “Acredito que agora as coisas serão mais fáceis, aqui tem muitas dicas e informações importantes”, relatou.

A publicação faz parte do Projeto Saber + Participar Melhor, que objetiva desenvolver uma jornada do paciente rumo ao protagonismo no tratamento, à construção da sua autonomia e à qualidade de vida.

A doença

O diabetes é uma enfermidade crônica que ocorre quando o pâncreas não consegue mais produzir insulina. Há dois tipos mais comuns da doença, o 1 e o 2. O primeiro ocorre com mais frequência nas crianças, e o tipo 2 geralmente aparece em adultos com mais de 30 anos. Quem convive com o diabetes deve tomar cuidados contínuos para evitar complicações mais graves, como adotar uma alimentação saudável, fazer exames de glicemia e, dependendo do caso, tomar insulina.

+ Notícias

Faça sua doação