Em alusão ao Maio Amarelo, deputada federal Christiane Yared traz importante reflexão sobre o comportamento no trânsito para os profissionais que atuam no Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Em alusão ao Maio Amarelo, deputada federal Christiane Yared traz importante reflexão sobre o comportamento no trânsito para os profissionais que atuam no Pequeno Príncipe

Além da palestra, a congressista assinou emenda parlamentar em prol dos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição
23/05/2017
A deputada federal Christiane Yared trouxe dados e experiências importantes de vida para sensibilizar os colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe sobre a necessidade de mudanças de comportamento no trânsito.

Como parte das atividades do Movimento Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, a deputada federal Christiane Yared proferiu palestra aos colaboradores do Complexo Pequeno Príncipe na noite de segunda-feira, dia 22. A congressista também assinou emenda parlamentar em prol dos trabalhos de assistência e pesquisa da instituição.

Na palestra, intitulada “Educação para o trânsito, conscientização para a vida”, Christiane Yared compartilhou experiências e dados que alertam para a necessidade de mudanças de comportamento de toda a sociedade, “Dá para mudar sim. Gritamos juntos para que não ocorram tantas mortes, que desmontam famílias e deixam inúmeras sequelas”, fala a deputada federal.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3 mil vidas são perdidas todos os dias no mundo por conta de acidentes de trânsito. “Na faixa etária de 0 a 19 anos, o Paraná é o estado brasileiro com mais mortes no trânsito”, completa a congressista.

Christiane Yared fez do luto combustível para travar uma luta em favor da vida. Com a morte do filho em um grave acidente automobilístico em 2009, que ganhou repercussão nacional, a deputada federal idealizou a criação do Instituto Paz no Trânsito (Iptran), que oferece apoio multidisciplinar a famílias e vítimas da velocidade, além de buscar mudanças nas leis e maior conscientização de toda a população. “No Congresso Nacional, todos me conhecem pelo nome. Grito muito, pois precisamos mudar essa realidade”, fala.

A deputada federal, ao lado da diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, assina emenda parlamentar em prol da instituição.

A diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, agradeceu a assinatura da emenda parlamentar de autoria da deputada, que garante importantes recursos para a manutenção dos trabalhos da entidade, e fez questão de relembrar a importância de sua trajetória para toda a sociedade. “Sabemos que é uma defensora da causa social e que dá muito valor à saúde”, fala. Christiane salientou a importância do Pequeno Príncipe para as novas gerações. “Fico muito orgulhosa de poder colaborar, pois sei que esses recursos serão bem utilizados”, reitera.

O Maio Amarelo

O Complexo Pequeno Príncipe faz parte do Movimento Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação nasceu por conta da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) realizada em 2010. Nesta oportunidade, foi editada uma resolução que define o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Neste período, aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

+ Notícias

18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
07/03/2024

Como trabalhar a autoestima da criança?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas para as famílias auxiliarem os pequenos nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento saudável
05/03/2024

É dengue, COVID-19 ou gripe? Veja as diferenças!

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas e quando levar a criança ou o adolescente a um serviço de emergência
01/03/2024

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 convidados em uma noite de comemoração
Ver mais