É inaugurada a Biblioteca O Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

É inaugurada a Biblioteca O Pequeno Príncipe

Espaço cultural foi construído com o apoio da marca de alta relojoaria suíça IWC Schaffhausen e à parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry
14/04/2015
A top model Adriana Lima faz uma leitura de "O Pequeno Príncipe" para pacientes no novo espaço cultural do hospital.
A top model Adriana Lima faz uma leitura de “O Pequeno Príncipe” para pacientes no novo espaço cultural do hospital.

A leitura opera milagres e faz toda a diferença na rotina de pacientes e seus familiares. Por conta disso, o clima foi de festa e muitas homenagens na tarde desta terça-feira (14/04) no Hospital Pequeno Príncipe.

Com o apoio da marca de alta relojoaria suíça IWC Schaffhausen e à parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry, o Hospital ganhou um novo espaço cultural: a Biblioteca O Pequeno Príncipe.

Instalada no 5.º andar do Hospital, a biblioteca oferece 1 mil títulos infantojuvenis, 1 mil obras para adultos, além de notebooks, tablets e outros recursos. “É um prazer permitir que a cultura e a leitura façam parte da rotina no hospital”, fala Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry e responsável pela indicação da instituição para a IWC Schaffhausen.

A solenidade de inauguração contou com a presença mais que especial da top model Adriana Lima, embaixadora da marca IWC. “Fiquei sensibilizada com o trabalho que vocês realizam. Mesmo sendo um hospital, a energia de todos aqui é muito positiva, especial. Tenho dois filhos e é impossível não me emocionar”, completa.

A implantação da biblioteca no HPP foi possível devido à doação de um relógio IWC de platina (modelo “Last Flight”), do qual foram produzidas 17 unidades, que foi arrematado por 40 mil francos suíços (cerca de R$ 132 mil) em um leilão em 2014. Stephanie Aubry, gerente da IWC Schaffhausen Brasil, ressaltou o comprometimento da entidade com causas sociais e ambientais. “Ficamos muito contentes por colaborar com uma instituição brasileira como o Hospital Pequeno Príncipe e por termos nossa embaixadora Adriana Lima conosco nesse momento tão especial’, diz.

José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, fez questão de ressaltar a importância da colaboração da Fundação Antoine de Saint-Exupéry com o HPP e a presença da paciente Fabiele Fortes, 13 anos. “Converso muito com ela sobre a leitura, a forma como a literatura pode nos transportar para inúmeros lugares graças à imaginação”, comenta.

Adriana doou seu cachê para as atividades de educação e cultura do Pequeno Príncipe.
“A literatura nos leva às aventuras mais inusitadas, abre as portas para o mundo e nos permite sonhar. Em um hospital, no qual as crianças estão privadas de liberdade, esse é um recurso inestimável“, destaca a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Para encerrar a solenidade, Fabiele leu um texto em que destaca a sua paixão pela leitura. “Uma biblioteca é o máximo, um lugar muito especial à imaginação. Uma biblioteca linda, dentro do Hospital Pequeno Príncipe, é demais. Podemos emprestar livros e garanto que todos vamos sentir um grande conforto ao ver, andar ou até sentar para ler essas obras“, entusiasma-se.

Além das obras, dos dois notebooks e dos cinco tablets que permitirão o acesso a e-books, a Biblioteca O Pequeno Príncipe conta com uma televisão de 42 polegadas e um aparelho de blu-ray para sessões bacanas de cinema. Elementos lúdicos inspirados na obra de Saint-Exupéry, incluindo jogos interativos, idealizados pelo artista plástico André Mendes, também dão um toque único ao local.

Outro diferencial do projeto é biblioteca itinerante, que vai garantir o acesso às obras para os pacientes que não têm condições de deixar os quartos.

Adriana Lima autografa livro na Biblioteca O Pequeno Príncipe.
Adriana Lima autografa livro na Biblioteca O Pequeno Príncipe.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais