É inaugurada a Biblioteca O Pequeno Príncipe - Complexo Pequeno Príncipe

Complexo, Hospital

É inaugurada a Biblioteca O Pequeno Príncipe

Espaço cultural foi construído com o apoio da marca de alta relojoaria suíça IWC Schaffhausen e à parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry

Rodolfo Buhrer / La Imagem
A top model Adriana Lima faz uma leitura de "O Pequeno Príncipe" para pacientes no novo espaço cultural do hospital.
A top model Adriana Lima faz uma leitura de “O Pequeno Príncipe” para pacientes no novo espaço cultural do hospital.

A leitura opera milagres e faz toda a diferença na rotina de pacientes e seus familiares. Por conta disso, o clima foi de festa e muitas homenagens na tarde desta terça-feira (14/04) no Hospital Pequeno Príncipe.

Com o apoio da marca de alta relojoaria suíça IWC Schaffhausen e à parceria com a Fundação Antoine de Saint-Exupéry, o Hospital ganhou um novo espaço cultural: a Biblioteca O Pequeno Príncipe.

Instalada no 5.º andar do Hospital, a biblioteca oferece 1 mil títulos infantojuvenis, 1 mil obras para adultos, além de notebooks, tablets e outros recursos. “É um prazer permitir que a cultura e a leitura façam parte da rotina no hospital”, fala Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry e responsável pela indicação da instituição para a IWC Schaffhausen.

A solenidade de inauguração contou com a presença mais que especial da top model Adriana Lima, embaixadora da marca IWC. “Fiquei sensibilizada com o trabalho que vocês realizam. Mesmo sendo um hospital, a energia de todos aqui é muito positiva, especial. Tenho dois filhos e é impossível não me emocionar”, completa.

A implantação da biblioteca no HPP foi possível devido à doação de um relógio IWC de platina (modelo “Last Flight”), do qual foram produzidas 17 unidades, que foi arrematado por 40 mil francos suíços (cerca de R$ 132 mil) em um leilão em 2014. Stephanie Aubry, gerente da IWC Schaffhausen Brasil, ressaltou o comprometimento da entidade com causas sociais e ambientais. “Ficamos muito contentes por colaborar com uma instituição brasileira como o Hospital Pequeno Príncipe e por termos nossa embaixadora Adriana Lima conosco nesse momento tão especial’, diz.

José Álvaro Carneiro, diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, fez questão de ressaltar a importância da colaboração da Fundação Antoine de Saint-Exupéry com o HPP e a presença da paciente Fabiele Fortes, 13 anos. “Converso muito com ela sobre a leitura, a forma como a literatura pode nos transportar para inúmeros lugares graças à imaginação”, comenta.

Adriana doou seu cachê para as atividades de educação e cultura do Pequeno Príncipe.

“A literatura nos leva às aventuras mais inusitadas, abre as portas para o mundo e nos permite sonhar. Em um hospital, no qual as crianças estão privadas de liberdade, esse é um recurso inestimável“, destaca a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Para encerrar a solenidade, Fabiele leu um texto em que destaca a sua paixão pela leitura. “Uma biblioteca é o máximo, um lugar muito especial à imaginação. Uma biblioteca linda, dentro do Hospital Pequeno Príncipe, é demais. Podemos emprestar livros e garanto que todos vamos sentir um grande conforto ao ver, andar ou até sentar para ler essas obras“, entusiasma-se.

Além das obras, dos dois notebooks e dos cinco tablets que permitirão o acesso a e-books, a Biblioteca O Pequeno Príncipe conta com uma televisão de 42 polegadas e um aparelho de blu-ray para sessões bacanas de cinema. Elementos lúdicos inspirados na obra de Saint-Exupéry, incluindo jogos interativos, idealizados pelo artista plástico André Mendes, também dão um toque único ao local.

Outro diferencial do projeto é biblioteca itinerante, que vai garantir o acesso às obras para os pacientes que não têm condições de deixar os quartos.

Adriana Lima autografa livro na Biblioteca O Pequeno Príncipe.
Adriana Lima autografa livro na Biblioteca O Pequeno Príncipe.
  • Adriana visitou diversos setores do HPP.

  • Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry, e a top model Adriana Lima.

  • A modelo Adriana Lima se encantou com o trabalho do HPP.

  • A paciente Fabiele Fortes fala sobre a importância da leitura na sua vida.

  • Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry, Ety Cristina Forte Carneiro, diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, e o artista plástico André Mendes na Biblioteca O Pequeno Príncipe.

  • Olivier d’Agay, diretor da Fundação Antoine de Saint-Exupéry: boa parceria com o HPP.

  • Ety e Olivier na Biblioteca O Pequeno Príncipe.

+ Notícias

Um lindo exemplo de gol pela vida

Pequeno Príncipe ganha um andador de tração modernizado. Iniciativa foi desenvolvida pelo Senai de São Paulo após equipe se sensibilizar pela história de uma torcedora do Palmeiras com problemas de coluna

Faça sua doação