000_4142

Complexo, Hospital

Doenças da primavera: saiba como evitar as crises alérgicas

A variação climática, a polinização e a diminuição das chuvas contribuem para a potencialização dos problemas respiratórios nessa época do ano

000_4142Causadas em decorrência da variação climática, da polinização e da diminuição das chuvas, as doenças respiratórias alérgicas são potencializadas com a chegada da primavera. Asma, rinite, sinusite, bronquite e conjuntivite alérgica são as enfermidades mais comuns nessa época do ano.

As doenças respiratórias alérgicas podem ser facilmente confundidas com gripes, por exemplo. “No caso das crianças menores, a situação é ainda pior. Como elas não sabem falar ou indicar de onde vem a dor, é necessário que os pais tenham o dobro de atenção”, explicou o pneumologista do Hospital Pequeno Príncipe, Paulo Kussek.

Quando há suspeita de qualquer um desses problemas, o primeiro passo é realizar uma lavagem nasal, com o uso de soro fisiológico. “Em seguida, é preciso procurar um médico para receber o correto diagnóstico e optar pelo melhor tratamento, seja ele de controle ou prevenção das doenças respiratórias”, apontou o especialista.

Previna-se

O Pequeno Príncipe preparou algumas dicas que podem ajudar a evitar crises alérgicas. Confira!

1 – Evite o contato com poeira e odores fortes, como perfumes e materiais de limpeza.

2 – Opte por móveis com superfícies lisas, as porosas são mais difíceis de limpar e acumulam mais sujeira.

3 – Evite o excesso de brinquedos nos quartos das crianças, especialmente os de pelúcia.

4 – Opte por cortinas leves, com pouco pano, para facilitar a lavagem frequente.

+ Notícias

Faça sua doação