Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Diretor de biobanco de Portugal fala sobre desafios de um banco de tecidos humanos a profissionais do Pequeno Príncipe

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias.
31/07/2014

O diretor do Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa, João Eurico da DSC_0003Fonseca, falou nesta quinta-feira, dia 31, sobre os desafios de um banco de tecidos humanos para pesquisa. O assunto foi abordado em uma palestra no Complexo Pequeno Príncipe voltada a profissionais do Hospital, do Instituto de Pesquisa e acadêmicos da Faculdades Pequeno Príncipe.

De acordo com Fonseca, os principais desafios para o gerenciamento de um biobanco são: obtenção de material, fiabilidade da informação clínica, follow-up dos doentes, DSC_0095conservação, celeridade nas autorizações éticas, sustentabilidade econômica e política de autorias. “Apesar dos desafios, os benefícios de um biobanco para a medicina são imensuráveis. Essas amostras de sangue, saliva, ossos permitem estudos que buscam prognósticos, diagnósticos e novos tratamentos para doenças.”

O Biobanco do Centro Acadêmico de Medicina de Lisboa foi criado em 2008 e integra o Instituto de Medicina Molecular de Portugal. Hoje, conta com mais de cem mil amostras de sangue, saliva e ossos humanos. As áreas mais representadas são oncologia, reumatologia, neurologia e cardiologia.

O que é um biobanco?
É uma estrutura que acolhe e armazena uma coleção de amostras biológicas doadas voluntariamente para fins de investigação biomédica. Com essas amostras é possível realizar estudos detalhados sobre várias doenças.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais