Dia Mundial do Rim: conscientização e prevenção são os melhores remédios - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial do Rim: conscientização e prevenção são os melhores remédios

Referência nacional no atendimento e tratamento de doenças renais, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da identificação de sinais que podem indicar problemas já na infância
14/03/2019


Com o tema “Saúde dos rins para todos”, o Dia Mundial do Rim de 2019, lembrado nesta quinta-feira, 14 de março, tem como proposta conscientizar ainda mais a população e também reforçar a necessidade de estratégias para a prevenção e tratamento das doenças renais – que, atualmente, atingem 1 em cada 10 pessoas. Considerado um dos mais completos do Brasil, o Serviço de Nefrologia do Hospital Pequeno Príncipe diferencia-se por possuir, em um mesmo local, ampla diversidade de exames e todas as modalidades de terapias, garantindo agilidade e precisão no diagnóstico e tratamento.

Referência nacional no atendimento e tratamento de doenças renais, o Serviço é o único que atende exclusivamente crianças em todo o Paraná – o que leva diversas famílias a mudarem suas rotinas e muitas vezes fixarem residência em Curitiba ou região metropolitana para ter acesso ao tratamento. “O problema vem no diagnóstico. A gente tem todo mês uma criança que ia no pediatra, que tinha uma queixa inespecífica, como fraqueza e baixa estatura,  e que quando um especialista pediu algum exame do rim descobriu que essa criança precisava entrar em diálise. O que a gente tem visto, do ano passado para cá, são crianças do Mato Grosso, de Rondônia, de Goiás,  que acabam vindo para cá para fazer transplante”, explica a médica nefrologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mariana Cunha.

A médica nefrologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mariana Cunha, dá dicas importantes sobre os rins em vídeo especialmente produzido para a data.

  • Confira um vídeo com informações importantes sobre o assunto:

Mitos e verdades sobre as doenças renais
 
Só adultos podem ter problemas renais?  
MITO. Esse tipo de condição pode se desenvolver na infância. Adotar um estilo de vida mais saudável é a melhor forma de prevenção.
 
Existem sintomas para as doenças renais?
VERDADE. Alguns dos sintomas são: inchaço, dor e infecção urinária, anemia, pouca ou muita frequência urinária, pressão alta e alterações na urina (cor ou espuma). Fique atento a esses sinais e sintomas e consulte um médico regularmente.
 
Doenças renais podem ser evitadas?
VERDADE. Com atitudes simples desde a infância, é possível proteger os rins para toda a vida. Tenha uma alimentação saudável, evitando o consumo excessivo de sal, carnes vermelhas, alimentos embutidos ou processados, mantenha-se hidratado, pratique exercícios físicos regularmente e controle a pressão arterial, níveis de glicose e colesterol.
 
Manter-se hidratado é importante para a saúde dos rins?
VERDADE. Para cuidar da saúde renal, evite situações que provoquem a desidratação (como a exposição prolongada ao sol) e beba água na quantidade recomendada para seu peso e idade.
 
É possível substituir a água por refrigerantes, chás e sucos?
MITO. Como essas bebidas são ricas em sódio e açúcar, a melhor aliada para combater a sede e manter-se hidratado e saudável é a água.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais