Dia Mundial da Educação: Hospital inova ao oferecer ensino individualizado aos pacientes - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Educação: Hospital inova ao oferecer ensino individualizado aos pacientes

Neste 28 de abril, o Pequeno Príncipe reforça seu compromisso com a garantia de direitos também no ambiente hospitalar
28/04/2017

Uma escola diferente, sem salas de aula e horários fixos. Um lugar no qual cada minuto, corredor ou leito podem ser propícios à aprendizagem. Assim é o Hospital Pequeno Príncipe, que desde os anos 80 atua com a difusão do conhecimento para além das fronteiras tradicionais do ensino. Neste Dia Mundial da Educação, 28 de abril, a instituição reforça o seu compromisso com a garantia de direitos ao ensino também no ambiente hospitalar.

Com um fluxo constante de pessoas, que resulta em aproximadamente 315 mil atendimentos ambulatoriais por ano, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil recebe crianças e adolescentes de diferentes idades, com os mais variados quadros clínicos e experiências escolares.  Os desafios, que vão além das origens e das condições sociais,  também  se refletem em possibilidades inovadoras de práticas educativas.

O atendimento aos pacientes é feito nos leitos e em espaços de convivência do Pequeno Príncipe. O ensino é realizado de forma individualizada. “Cada pessoa é única, mas quando falamos em educação, isso se torna ainda mais evidente. Nós trabalhamos com o objetivo de valorizar as necessidades, potencialidades, dificuldades e desejos de cada um”, destaca o psicólogo e coordenador do Setor de Educação e Cultura (EDUC) da instituição, Claudio Teixeira.

Os pacientes crônicos ou os que ficam internados por um longo período representam grande parte dos atendimentos do EDUC. “Crianças e adolescentes da hematologia ou da hemodiálise passam muito tempo na instituição, às vezes, mais do que em casa e na escola”, explica o psicólogo. “O bacana é que abordamos com os meninos e meninas assuntos que lhes trazem sentidos. Por exemplo, certa vez conheci um garoto de Toledo, no Paraná, e falamos sobre a história da sua cidade de origem. Dessa forma, o aprendizado fica marcado não só na cabeça, mas também no coração do aluno”, afirma.

O que ocorre, de acordo com o profissional, é uma revisão de conceitos. Do “paciente” para o “agente”; da noção de “criança que nada sabe” para a de “sujeito criativo, capaz e propositivo”; e do “professor que tudo sabe e impõe um modelo rígido de aprendizagem” para o de “educador-aprendiz, que participa da busca junto com as crianças”, reitera Claudio Teixeira.

O Setor de Educação e Cultura
É formado por uma equipe de sete educadores contratados pelo Hospital. Uma parceria com as secretarias municipais e estadual da Educação permite ainda a atuação de sete professores da capital e seis do estado, além de um pedagogo. Eles são responsáveis por contatar as escolas de origem dos pacientes para que os conteúdos trabalhados em aula possam ter continuidade no Pequeno Príncipe. São mais de 5.000 atendimentos por ano.

Além disso, o setor também realiza projetos culturais com as crianças e adolescentes, que englobam temas como a música, dança e contação de histórias. Atividades de leitura também são incentivadas por meio da Biblioteca O Pequeno Príncipe – localizada no 5.º andar da instituição – e de carrinhos itinerantes, que garantem o acesso aos livros para pacientes que não podem sair dos leitos. “Essas são formas igualmente importantes de ensinar”, aponta Teixeira.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais