Dia Mundial da Alimentação: os bons hábitos começam ainda na infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Alimentação: os bons hábitos começam ainda na infância

A equipe do Hospital Pequeno Príncipe preparou um vídeo com duas receitas fáceis e práticas para que os pais compartilhem os momentos de refeição com os pequenos
16/10/2016

O cheirinho da comida que acaba de sair do forno, a descoberta de um novo sabor… Comer é sempre uma sensação muito prazerosa. E os hábitos alimentares saudáveis começam ainda na infância. Neste Dia Mundial da Alimentação, 16, o Hospital Pequeno Príncipe preparou um vídeo com duas receitas fáceis e práticas para fazer com as crianças.

Compartilhar os momentos das refeições com os pequenos é muito importante.  “Da mesma forma que os pais educam seus filhos a terem um comportamento adequado, ensinam a ler e a escrever, também precisam falar sobre uma alimentação equilibrada”, aponta a nutricionista da instituição, Maria Emília Suplicy.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 19% das crianças brasileiras abaixo dos cinco anos estão acima do peso. Para a nutricionista, a pressa pode ser uma inimiga dos bons hábitos alimentares. “Muitas vezes, os pais passam o dia inteiro fora de casa e, quando retornam, oferecem como bonificação comidas rápidas, fáceis e atrativas para que os filhos fiquem felizes. Apesar disso, tratam-se de alimentos não aconselháveis para os pequenos”, relata.

O exemplo tem que vir de casa. “Os pais devem se esforçar. Mesmo que não gostem de algum alimento, precisam incentivar os filhos a comer. É importante lembrar que as crianças têm o direito de não gostar de alguma comida, mas devem experimentar”, explica a profissional.

Uma dica, exemplifica Maria Emília, é promover sessões culinárias em casa, levar as crianças ao mercado e à feira para escolherem legumes e verduras, por exemplo. “Os meninos e meninas precisam conhecer os diferentes tipos de alimentos e serem estimuladas a comer um pouco de cada coisa, para o corpo crescer saudável”, aconselha.

O famoso prato colorido também é indicado. “Os meninos e meninas devem comer alimentos de todos os grupos nutricionais. Cada função do organismo precisa de minerais e vitaminas específicas”, destaca.

Confira o divertido vídeo com as receitas. O material foi produzido no Centro de Educação Infantil, que atende filhos de colaboradores do Pequeno Príncipe:

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais