Dia Mundial da Alimentação: orientações importantes aos estudantes que se preparam para vestibulinhos, Enem e vestibulares - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia Mundial da Alimentação: orientações importantes aos estudantes que se preparam para vestibulinhos, Enem e vestibulares

Neste 16 de outubro, vale a pena lembrar que manter a saúde em dia é fundamental para garantir um bom resultado nas provas
16/10/2018

A contagem regressiva para os vestibulinhos, Enem e diversos vestibulares está a todo vapor. Neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, faz-se necessária uma atenção especial para que crianças e adolescentes mantenham a saúde em dia diante de uma intensa maratona de preparação.
Maria Emilia Suplicy de Albuquerque, nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, lembra que essa fase pede uma alimentação balanceada e completa. “Tem que incluir todos os grupos alimentares, adequados a cada refeição ao longo do dia. É preciso fazer ao menos 5 refeições. Os lanches pedem alimentos leves, de fácil digestão, como frutas”, comenta.

De acordo com a profissional, o jejum prolongado deve ser evitado, pois o cérebro necessita de energia para um bom rendimento. Além disso, é preciso ingerir a quantidade adequada de líquido durante o dia – em torno de 1,5 litro –, preferencialmente água. “É importante evitar o excesso de cafeína (café, chá mate e guaraná) para estudar à noite, pois piora a ansiedade. Bebidas adoçadas também não são bem-vindas. Além de desnecessárias, podem fazer você acumular uns quilinhos a mais às custas somente de açúcar. Vale lembrar que são calorias vazias e que não trazem benefício nenhum. Com hidratação correta e alimentação adequada, seu rendimento vai melhorar muito nos estudos”, fala.

O bom desempenho em qualquer concurso, lembra a nutricionista Maria Emilia Suplicy de Albuquerque, depende da boa combinação entre repouso, alimentação e exercícios.  “Uma boa noite de sono para um dia seguinte cheio de conteúdos é fundamental,  assim como exercícios que liberam hormônios de bem-estar e que ajudam a relaxar após  muitas horas de estudo.  Mas como tudo, sem exageros, para não cansar em excesso e prejudicar o aprendizado. Esse é um ano para ganho de massa cerebral e não de massa muscular”, observa.

Cardápio
Siga as dicas da nutricionista para manter uma alimentação balanceada às vésperas dos vestibulinhos, Enem e vestibulares:

Café da manhã: com leite, frutas e cereais (pães ou cereais).
Lanches: com frutas e biscoitos simples, iogurte.
Almoço /Jantar: carboidrato (arroz, feijão, polenta, macarrão), proteína magra e uma variedade de verduras e legumes.
Nos dias de prova: café da manhã completo com queijos, pães e frutas e no almoço evitar grande volume de comida e com muita proteína e gordura,  pois dificultam a digestão. Evite alimentos nunca consumidos para não ter surpresas gastrointestinais.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais