Cuidado com o volume dos aparelhos eletrônicos - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cuidado com o volume dos aparelhos eletrônicos

Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, o Hospital Pequeno Príncipe faz um alerta aos pais para estarem atentos aos altos sons, que podem causar lesões auditivas graves
10/11/2017

Cada vez mais utilizados pelas crianças e pelos adolescentes, os aparelhos eletrônicos emitem sons que, quando em volume excessivo, podem causar graves lesões auditivas. Neste Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, 10 de novembro, o alerta é direcionado para os pais e cuidadores, que com dicas simples, podem evitar danos nos ouvidos dos meninos e meninas e prevenir a surdez.

“O uso de fones pode ser muito perigoso. Para saber qual é o volume adequado, o ideal é analisar se mesmo com um palmo de distância da orelha, é possível escutar o som. Se sim, o volume está muito alto”, explica o otorrinolaringologista do Hospital Pequeno Príncipe, Rodrigo Guimarães Pereira.

Outra dica é deixar o som dos smartphones e videogames na metade da potência, ou menos que a metade. “Quando o volume é superior, as células internas do ouvido são prejudicadas e esse som alto gera lesões permanentes”, destaca o médico.
Sentir um zumbido nos ouvidos pode ser um sinal de lesão. “É cada vez mais comum que os adolescentes se queixem de zumbidos no ouvido. Nesses casos, é muito importante procurar um médico. Quanto antes a lesão for diagnosticada, mais fácil e efetivo é o tratamento”, relata o profissional.

Surdos congênitos
Em bebês com condições normais de saúde, a surdez atinge de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos. Uma das formas de identificar a perda auditiva, e também outros tipos de alterações nos ouvidos, é o Exame de Emissão Otoacústica, mais conhecido como Teste da Orelhinha. Estudos indicam que um bebê que tenha diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de vida pode desenvolver a linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte.

Estar atento ao comportamento das crianças também é muito importante. “A desatenção, não se assustar com barulhos intensos e não se acalmar com a voz materna podem ser alguns indícios de alterações auditivas”, ressalta o otorrinolaringologista.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais