Crianças estão mais propensas a contrair o vírus da gripe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Crianças estão mais propensas a contrair o vírus da gripe

    A facilidade de contaminação é grande, mas tomar a vacina e ter cuidados como higienizar corretamente as mãos e manter os ambientes arejados são as melhores formas de prevenção
    15/04/2013

    A gripe é a doença respiratória que mais atinge as pessoas, e seu vírus (influenza) é transmitido pelo ar, por meio de gotículas expelidas em tosse e espirro. Como a facilidade de contaminação é grande, deve-se ficar alerta para diminuir a chance de contágio, especialmente em crianças. Por estarem com o sistema imunológico ainda em desenvolvimento, elas são mais propensas a ter complicações decorrentes da doença, como pneumonia, otite, sinusite e outras infecções virais.

    A médica Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Infecção e Controle de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, destaca a importância da prevenção. “A vacina é a melhor forma. Ela é segura, facilmente tolerada e sem efeitos colaterais. O pais não devem perder essa oportunidade”, afirmou.

    Tão importante quanto a imunização são os cuidados para evitar contrair a doença. De acordo com a médica, basta que adultos e crianças sigam algumas regras básicas, como higienizar corretamente as mãos, manter a casa arejada, e não permanecer em ambientes fechados com aglomeração de pessoas. “Deve-se criar o hábito de utilizar álcool nas mãos e manter ambientes limpos.”

    A profissional orienta para os sinais mais comuns da gripe, como febre, tosse constante, lacrimejamento, mal-estar e dores pelo corpo. Ela ainda ressalta que o ideal é procurar um médico até 48 horas após o início dos sintomas, para maior eficácia do tratamento.

    Campanha
    Teve início hoje (15) em todo o Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas até o dia 26. A vacina é gratuita e pode ser encontrada em 65 mil postos espalhados pelo país. O público-alvo são idosos, indígenas, profissionais de saúde, presidiários, gestantes, mulheres que tenham tido bebê nos últimos 45 dias, e crianças de 6 meses a 2 anos.

    Dados do Ministério da Saúde apontam que a vacinação pode reduzir em até 45% as hospitalizações por pneumonia e em até 75% as mortes por complicações da influenza. O Sul, segundo médica Heloísa Ihle Garcia Giamberardino, é a região brasileira com o maior número de casos de gripe. Por isso, o Paraná receberá este ano 2,8 milhões de doses da vacina.

    + Notícias

    25/03/2024

    Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

    Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
    20/03/2024

    Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

    Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
    19/03/2024

    Quais são as doenças mais comuns no outono?

    O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
    18/03/2024

    Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

    Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
    15/03/2024

    Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

    É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
    14/03/2024

    Quais são os sintomas da doença renal crônica?

    No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
    Ver mais