COVID-19: dicas importantes para proteger as crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

COVID-19: dicas importantes para proteger as crianças

O Hospital Pequeno Príncipe está preparado para enfrentar o problema, mas alguns cuidados básicos podem afastar o risco da doença entre meninos e meninas
27/03/2020
O médico infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior, esclarece dúvidas e traz orientações importantes voltadas às crianças.

Em tempos de isolamento social e prevenção ao coronavírus, todo o cuidado é necessário. Em relação às crianças, deve ser redobrado. Por conta disso, diante da pandemia anunciada pela Organização Mundial da Saúde, o Hospital Pequeno Príncipe buscou formas de adaptar as rotinas de suas equipes, fluxos e espaços para acolher casos suspeitos e confirmados de infecção pelo COVID-19 entre seus pacientes.

O médico infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Júnior, diz que ainda são raros os casos de crianças sintomáticas. Por ser tudo muito recente, ainda existem muitas questões a serem respondidas em torno do assunto. “O baixo número de casos não significa que elas estão menos sujeitas à infecção ou que elas simplesmente não pegam. Elas podem ser infectadas, não desenvolver a doença e se tornar transmissoras”, fala.

No Pequeno Príncipe, uma ala inteira está reservada para o atendimento de crianças com síndrome respiratória aguda, sejam casos suspeitos ou confirmados. Os trabalhos são conduzidos por três médicos, reduzindo drasticamente a possibilidade de exposição de outros profissionais ao problema.

Medidas preventivas fazem a diferença no cuidado às crianças. Foto: D3sign/Getty Images/Reprodução

Ainda assim, vale a pena, entre esse público, a adoção de medidas preventivas diferenciadas. “Evite que crianças tenham contato com os idosos, que fazem parte do grupo de risco e estão mais vulneráveis à doença. Os pais precisam estar atentos também aos cuidados básicos de prevenção: higiene das mãos, alimentação saudável, ensinar a etiqueta da tosse e a ingerir bastante líquido”, completa o médico.

Caso surjam sintomas da doença entre as crianças, os pais só devem levá-las a um pronto-atendimento no caso de febre e/ou dificuldade de respirar. “Lembrando que nesta fase muitas estão infectadas pelo vírus influenza, que apresenta sintomas similares ao coronavírus”, pondera Victor Horácio.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais