Complexo, Hospital

Correta higiene bucal é o primeiro passo para garantir uma saúde de qualidade

Na Primeira Infância, os meninos e meninas devem ser supervisionados e estimulados pelos cuidadores durante a escovação

????????????????????????????????????

Uma correta higiene bucal é fundamental para a saúde de qualquer pessoa. A boca pode se tornar uma porta de entrada de diversas doenças caso os dentes, gengiva, língua, céu da boca e lábios não estejam bem cuidados. Na Primeira Infância – período que compreende a concepção até os seis anos de vida –, a responsabilidade com a saúde bucal é ainda maior, já que é papel dos cuidadores supervisionar e estimular esse hábito.

Crianças que recebem orientações adequadas para a higiene da boca ainda quando pequenas tendem a se tornar adultos com uma saúde bucal diferenciada. “Quando elas são influenciadas a escovar bem os dentes, geralmente, crescem com menos problemas na boca e tornam-se adultos saudáveis. Esse hábito também passa de geração em geração, o que faz com que toda a família mantenha os bons hábitos”, explica a dentista voluntária do Hospital Pequeno Príncipe, Nanci Barros.

De acordo com a profissional, a higiene pode começar ainda nos primeiros dias de vida. “Passar uma gaze na gengiva, por exemplo, ajuda a tirar o acúmulo de leite e placas também”, aponta. Após o primeiro ano, em alguns bebês já é possível introduzir a escova. A troca dos dentes de leite para os permanentes deve acontecer a partir dos seis anos. “Todos os casos são relativos, cada criança tem o seu tempo”, completa.

A escovação, de acordo com Nanci, deve ser feita após cada refeição. “Nas crianças, é fundamental optar por uma pasta de dente sem flúor, já que os pequenos tendem a engolir essas substâncias”, destaca.

Odontologia no Pequeno Príncipe

Desde 2004, o Hospital conta com um Serviço de Odontologia complementar para crianças que fazem acompanhamento ou que estão internadas na instituição. São dentistas voluntários e contratados que realizam ações de educação em saúde bucal e atividades de incentivo à escovação, como o escovódromo.

O Serviço é um dos benefícios oferecidos pelo programa Família Participante, viabilizado por arrecadações feitas pelo Hospital por meio de Renúncia Fiscal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), utilizando o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 13 , o tema será a alimentação nessa fase da vida.

Leia também:

Cuidados de saúde na Primeira Infância são ainda mais importantes

Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

Cinco sentidos: aliados no desenvolvimento infantil

Vínculo: uma ligação de amor

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Precisamos falar sobre Primeira Infância

Ler é essencial para a formação das crianças 

+ Notícias

Faça sua doação