Cores transformam muros da APPAM em verdadeiras obras de arte - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Cores transformam muros da APPAM em verdadeiras obras de arte

Os artistas curitibanos André Mendes e Tom + Amor trabalharam voluntariamente com profissionais da unidade e seus familiares para colorir o lado externo do espaço que atende crianças e adolescentes com Mielomeningocele
19/01/2021

A alegria nasce de coisas simples, principalmente quando é resultado de boas intenções. Os muros do Programa de Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele (Programa Appam) – Centro de Reabilitação e Convivência do Hospital Pequeno Príncipe – se transformaram em verdadeiras obras de arte.

Com sede em São José dos Pinhais, o Programa possui mais de 300 famílias cadastradas que recebem gratuitamente todos os atendimentos necessários às crianças e adolescentes diagnosticados com a doença congênita que provoca uma má-formação na coluna vertebral. Em uma visita à instituição para desenvolver outro projeto, o artista André Mendes viu nos muros brancos do centro de reabilitação e convivência uma oportunidade para criar. A ação voluntária de Mendes contou com a colaboração do artista curitibano Tom + Amor, profissionais do Programa e seus familiares.

As paredes receberam pinturas com desenhos lúdicos inspirados na fauna e flora paranaense e também na arte da fachada do Pronto Atendimento SUS do maior hospital pediátrico do país. A pintura da fachada também foi realizada por Mendes e que teve como mote a obra de Antoine de Saint-Exupéry. “É muito gratificante poder participar com os projetos propostos pelo Pequeno Príncipe. Tenho muita admiração por todas pessoas que trabalham e dedicam suas vidas para causas tão nobres, ajudando crianças e suas famílias. Fizemos um trabalho em equipe, onde todos estamos apoiando com a nossa melhor e mais sincera forma de amor”, conta o artista.

Para Tom + Amor foi uma grande alegria receber o convite para participar de mais um projeto da instituição. “É uma benção poder retribuir com a minha arte, transformando as paredes com mais positividade. As cores vão mudar o dia de quem faz acompanhamento no local e também dos profissionais que cuidam dessas vidas”, disse o artista.

 

Sobre a APPAM

O Programa de Apoio, Proteção e Assistência às Crianças e Adolescentes com Mielomeningocele (Programa Appam) – Centro de Reabilitação e Convivência do Hospital Pequeno Príncipe é referência em atendimento multidisciplinar com oferta de fisioterapia, hidroterapia, psicologia além das atividades de lazer, educacional e assistência social. Durante a pandemia de coronavírus, os atendimentos realizados pela unidade têm acontecido de maneira remota por meio de teleconsulta.  As entregas de materiais médicos para a continuidade do tratamento domiciliar foram adaptadas para o modelo drive-thru e acontecem mensalmente sempre com um tema lúdico. Já o Programa Brincadeira tem Hora foi adaptado para manter as tarefas desenvolvidas nas bibliotecas. Com duração de 30 minutos, semanalmente, são veiculados vídeos nos grupos de familiares do Programa APPAM com diversas atividades.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais