Consumo de chocolates deve ser equilibrado na Páscoa - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Consumo de chocolates deve ser equilibrado na Páscoa

Segundo recomendações de órgãos de saúde, o ideal é que as crianças só consumam doces a partir dos três anos e na quantidade máxima de 30 gramas por dia
11/04/2017

Neste domingo, dia 16, celebra-se a Páscoa. Nessa época do ano, diante das numerosas ofertas de chocolates, é preciso estar atento às crianças para equilibrar a ingestão desses doces. Segundo recomendações de órgãos de saúde, o ideal é que os meninos e meninas só os consumam a partir dos três anos e na quantidade máxima de 30 gramas por dia (o equivalente a um bombom).

O chocolate é geralmente composto por muito açúcar, gordura e uma porcentagem de cacau. “O certo seria que a criança optasse pelo chocolate mais amargo, ou seja, com maior quantidade de cacau. Porém, sabemos que não é o que acontece. O paladar infantil tende para os sabores mais doces”, explica a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy.

Nesses casos, o melhor mesmo é o equilíbrio. “O ideal é conversar com os familiares que se têm mais intimidade e combinar de substituir o chocolate por lembrancinhas de Páscoa. Um ovo apenas é suficiente para matar a vontade do doce”, aponta a profissional.

Uma outra dica é congelar o chocolate que sobrou e fazer sobremesas ao longo do ano. Doar os doces também é uma alternativa. “Assim você pode ajudar alguém e não prejudicar a saúde do seu filho”, destaca a nutricionista.

No dia seguinte à comemoração cristã, de acordo com Maria Emília, são comuns os casos de intoxicação alimentar, causados pela ingestão excessiva de chocolates. “Para aliviar esses sintomas, a recomendação é que nos próximos dias a dieta seja mais leve e rica em líquidos”, relata.

Tipos de chocolate
É importante também estar atento ao tipo de chocolate que a criança irá consumir. Existem aqueles sem lactose, com isenção da proteína do leite, de alfarroba, à base de soja, diet e light. “É fundamental perguntar se as crianças têm alguma restrição alimentar e saber qual é o tipo de chocolate elas podem ingerir”, completa a especialista.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais