Atleta paralímpico faz a alegria dos pacientes do Pequeno Príncipe em visita inédita - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Atleta paralímpico faz a alegria dos pacientes do Pequeno Príncipe em visita inédita

    Fernando Rufino, 31 anos, disputa na paracanoagem e tem duas medalhas mundiais
    23/09/2016

    dsc_0026
    De botinas, chapéu e muito bom humor, o paratleta Fernando Rufino visitou o Hospital Pequeno Príncipe na tarde desta sexta-feira, dia 23. O “cowboy”, como é conhecido, faz parte da Confederação Brasileira de Paracanoagem e disputa os 200 metros da categoria K2 individual, em que só são permitidos os movimentos dos braços e tronco. No currículo, vice-campeão e terceiro colocado no campeonato mundial em Milão e na Rússia, respectivamente. Na vida, muitos mais títulos conquistados.

    Morando em São Paulo há dois anos, o paratleta tem uma história de superação. Conversador, ele conta que ainda está se adaptando à rotina da cidade grande, já que foi nascido e criado em Itaquiraí, cidadezinha do Mato Grosso do Sul que tem menos de 20 mil habitantes. “Eu cresci em contato com a natureza, claro que sinto falta disso. Mas o rio me aproxima das minhas raízes. O que não posso é desistir dos meus sonhos”, explica.

    Sonhos esses que poderiam ser interrompidos em vários momentos, se não fosse a determinação de Rufino. Aos 20 anos, ele tinha um único: conhecer os Estados Unidos. “Foi aí que decidi ser cowboy. Montava os melhores touros e lá fora essa profissão é muito bem vista”, relembra sorrindo. Mas o destino não o permitiu. Ser cowboy, no caso. Porque ele foi além das Américas.

    dsc_0097Rufino sofreu alguns acidentes: o perigo que parecia estar nas arenas de rodeio, veio das ruas. Ainda jovem foi atropelado por um ônibus e perdeu os movimentos parciais das pernas. O que poderia ser o fim de um sonho multiplicou a vontade de vencer. Com a força dos pais e de toda a família, ele queria continuar no esporte. “Eu fui testando algumas opções e não gostava de nada adaptado. Até que cheguei à canoagem e me apaixonei. A canoagem me deu vida, me deu asas”, aponta.

    Humilde e prestativo, o cowboy chamou atenção por onde passou no Hospital Pequeno Príncipe. Simpático e atencioso, contava com orgulho que esse estilo é todo dele mesmo. O rodeio, que ainda vive em seu coração está além da vestimenta, foi para as águas. “Meu barco chama ‘burro branco’”, conta feliz o paratleta que é “tão famoso quanto o Neymar lá em Itaquiraí”.

    Brincalhão, disse que essa é a primeira vez que vem a um hospital sem ser o paciente. Encantado com as histórias, posou para fotos, visitou quartos, emprestou o chapéu e trocou experiências. “Vim para contar, mas também para ouvir. É sempre bom conhecer histórias de superação e força. Vou levar esses livros que ganhei para os meus médicos, para os meus amigos. Hoje eu conto minha história, amanhã essas crianças contarão as delas”, finaliza Rufino, detentor de uma alegria de viver inquestionável.

    + Notícias

    18/04/2024

    Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

    O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
    16/04/2024

    COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

    Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
    11/04/2024

    Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

    Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
    08/04/2024

    Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

    Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
    07/04/2024

    Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

    O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
    02/04/2024

    TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

    A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
    Ver mais